Conteúdo da Notícia

Outubro Rosa: acolhida musical e palestra sobre prevenção ao câncer abrem campanha no Judiciário

Outubro Rosa: acolhida musical e palestra sobre prevenção ao câncer abrem campanha no Judiciário

Ouvir: Outubro Rosa: acolhida musical e palestra sobre prevenção ao câncer abrem campanha no Judiciário

O Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) aderiu, nesta segunda-feira (07/10), à campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A iniciativa conta com uma série de eventos que serão realizadas até o próximo dia 10.
A abertura da programação contou com acolhida feita por músicos da Casa de Vovó Dedé. Logo em seguida, a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, recepcionou o público presente e falou sobre a importância da campanha como forma de combater o câncer. “É preciso chamar atenção a respeito do tema e alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção. A informação é a nossa principal defesa”, destacou a magistrada.
Depois foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto, conduzido pela coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, que falou sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento. “Estou muito feliz de estar aqui no Fórum, porque sei que estou em um espaço de garantia de direitos. É muito relevante falar para pessoas que podem disseminar essa informação, e a gente sabe que essa é uma doença que a desinformação faz muita diferença”, disse.
Valéria também parabenizou pela iniciativa “porque a gente realmente tem que levar esse debate para todos os cantos. Procuramos fazer de uma forma lúdica, mas com informação de qualidade. Acredito que, o que fizemos aqui, pode mudar a vida das pessoas”.
Para a funcionária terceiriza, Rita de Cássia da Silva, a roda conversa levantou uma questão pouco abordada, mas muito importante em torno do óbito das vítimas. “O falecimento de uma mulher pode acarretar também em um problema psicológico para as crianças que perdem suas mães, e isso é mais uma justificativa para se prestar bastante atenção nessa doença”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Outubro Rosa prossegue nesta terça-feira (08/10) com palestra do médico mastologista e oncologista Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, que explicará sobre “Controle do câncer de mama: o papel da comunidade”. O evento ocorrerá às 14h, no auditório Agenor Studart.
Já na quinta-feira (10), haverá roda de conversa com a nutricionista do Tribunal de Justiça do Ceará, Michely Nancy. Ela falará sobre “Nutrição e câncer de mama”. O evento será realizado no hall da entrada principal do Fórum, às 14h.