Recital e palestra sobre Bárbara de Alencar encerram Sarau Beviláqua
- 1150 Visualizações
- 25-02-2019
O escritor e poeta Gylmar Chaves fez recital e palestra sobre “Bárbara de Alencar” durante encerramento da edição de fevereiro do Sarau Beviláqua. O evento ocorreu nesse sábado (23/02), no auditório da Casa José de Alencar. Ao final, os participantes soltaram balões com poemas dentro, no intuito simbólico de espalhar poesia. A realização do Sarau é das Varas de Execução Penal de Fortaleza, com o apoio da Diretoria do Fórum.
Gylmar Chaves ressaltou que Bárbara de Alencar é uma das figuras mais importantes do Nordeste brasileiro. Teve a maior parte de sua vida dedicada à construção do ideário republicano. Participante ativa da Revolução Pernambucana de 1817 (cujo início, na Capitania do Ceará, foi em Crato e em suas circunvizinhanças), ela esteve presente nas lutas pela independência.
“Falar sobre essa mulher de vanguarda e profética, no fundo do seu ser, para os participantes do Sarau Beviláqua e convidados, num dos recantos da Casa José de Alencar, do qual é avó, me reconduz de forma mais viva à sua história de vida, para a qual dediquei mais de 15 anos de pesquisa”, lembrou.
Ele destacou a relevância do evento. “Sinto o Sarau Beviláqua como uma das vias que nos leva a conhecer e a experienciar não somente poemas, mas também a vida de seus autores. Isso nos impulsiona a muitos outros caminhos poéticos, encontrados nas entrelinhas do encantamento da literatura, e de seus fazedores”, disse.
Gylmar Chaves é autor de 21 livros. Entre eles, o livro infantojuvenil “A Invenção de Bárbara de Alencar”, que foi distribuído gratuitamente em espaços de educação, com o intuito de despertar, nos alunos, a construção de um mundo mais solidário por meio da leitura e da partilha do conhecimento.
Entre suas realizações está o projeto “Ciclo de Palestras Bárbara de Alencar”. A iniciativa possibilitou o autor percorrer mais de 15 mil quilômetros, a partir de Fortaleza para lugares de difícil acesso, localizados nas diversas regiões do Ceará (além das cidades de outros Estados), realizando, assim, mais de 300 palestras.
O SARAU
Iniciado em outubro de 2018, o Sarau é realizado mensalmente com a a participação de juízes, servidores e colaboradores das Varas de Execução Penal de Fortaleza. Eles compartilham experiências de leitura, através de discussões e reflexões de conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos. O evento incentiva a leitura e o aprimoramento da apreciação artística e do raciocínio jurídico, valorizando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
A edição de fevereiro foi aberta na quinta-feira (21/02), no Fórum Clóvis Beviláqua, com exposição sobre a Semana de Arte Moderna, distribuição de papeletes com poesia e apresentação da orquestra do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), com composições de épocas diferentes da história da música.
Na sexta (22), a programação seguiu, também no Fórum, com a palestra “Novos Tempos Modernos”, com o historiador Humberto Pinheiro. Ele abordou as experiências modernas na Literatura Brasileira, do final do século XIX à primeira metade do século XX, especificamente a literatura produzida na Semana de Arte Moderna.
O Sarau está no Instagram com o perfil @sarau.bevilaqua.