Fortaleza sedia reunião para cúpula ibero-americana
- 660 Visualizações
- 02-12-2009
Política Pág. 20 02.11.2009
De hoje até a próxima sexta-feira, dia 4, estarão reunidos em Fortaleza representantes de 23 países para a III Reunião Preparatória da XV Cúpula Judicial Ibero-Americana. Entre as pautas da reunião estão temas que envolvem a criação de uma rede de comunicadores do Poder Judiciário e um canal judicial de televisão ibero-americano para o tema.
A pauta busca uma maior aproximação do judiciário com os meios de comunicação, além de discutir um portal de conhecimento jurídico e um plano multilateral de estatística judicial.
O evento acontece com o apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será a última etapa preparatória das discussões e deliberações dos projetos que serão encaminhadas à Assembleia Plenária da Cúpula, prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de abril de 2010, em Montevidéu, no Uruguai.
Delegações
Participam da reunião 30 delegações chefiadas pelos coordenadores nacionais, Presidentes ou Ministros de representações designadas de países Ibero-Americanos. Na lista estão representantes de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O encontro pretende consolidar projetos desenvolvidos ao longo de dois anos de negociações deliberadas nas reuniões realizadas anteriormente no Peru e na República Dominicana.
A XV edição da Cúpula Judicial terá como tema “O Papel do Juiz na Sociedade Contemporânea, a Imagem da Justiça e as Relações com a Sociedade”.
As principais discussões do encontro da cúpula são intituladas “Oralidade e despacho judicial”, “Boas práticas em matéria de comunicação” e “Ética judicial e transparência”.