Programa de Saúde do Trabalhador inicia novas atividades no Fórum Clóvis Beviláqua
- 1250 Visualizações
- 15-09-2017
O Programa de Saúde do Trabalhador (Prost), desenvolvido por meio de convênio entre a Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), inicia, a partir deste mês, uma série de novas atividades. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores lotados no Fórum e Juizados Especiais de Fortaleza.
Uma das novidades será a realização de Oficinas de Liderança com os gestores (diretores e supervisores) das Secretarias Judiciárias de Primeiro Grau (Sejud’s). Em um total de seis encontros já agendados (dias 05 e 19/10 e 9, 16, 23 e 30/11), serão abordados os aspectos sociais e psicológicos do papel do gestor, estratégias de gerenciamento do estresse laboral e métodos efetivos de desenvolvimento de relações interpessoais produtivas.
PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA
O Prost também passa a dar atenção especial aos servidores que estão próximos de se aposentar, por meio do projeto “Aposentadoria: um novo começo”. Voltado para aqueles que já recebem abono de permanência, o projeto é uma forma de valorizar a contribuição que esses colaboradores prestaram à instituição, reconhecendo seu histórico de eficiência e dedicação ao trabalho. Além disso, ao discutir os aspectos biológicos, sociais, psicológicos, financeiros e culturais da aposentadoria, procura prepará-los para lidar com a ansiedade e com os receios em relação a essa etapa da vida.
A abertura do projeto acontece no dia 18 de setembro, com o seminário “Ressignificando a Aposentadoria na Perspectiva do Ócio Criativo”, e a programação continua ao longo dos meses de outubro e novembro, trazendo os temas “Como se Preparar Financeiramente para a Aposentadoria” (03/10), “Aspectos Teóricos e Previdenciários da Aposentadoria” (17/10), “Qualidade de Vida na Aposentadoria Começa pela Alimentação” (31/10), “Viva a Vida de Forma Criativa” (07/11).
Serão oferecidas ainda Oficinas de Projeto de Vida, que consistem em encontros semanais de reflexão e sensibilização, nos quais os servidores em vias de se aposentar são estimulados a elaborarem seus projetos de vida pessoal e profissional, traçando perspectivas para um futuro feliz, ativo e saudável.
LEVANTAMENTO DE RISCOS
Também está sendo realizada, desde o dia 8 deste mês, pesquisa para identificar e analisar os riscos de adoecimento no contexto do trabalho. Servidores, terceirizados e estagiários do Fórum e os dos Juizados Especiais podem participar do levantamento, respondendo ao questionário que está disponível na Intranet, até esta sexta-feira (15/09). A partir dos resultados obtidos será elaborada uma cartilha, com esclarecimentos acerca dos fatores laborais que mais impactam a saúde e dicas de como evitar doenças e melhorar a qualidade de vida.
RESULTADOS ALCANÇADOS
O diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, afirma que o Programa de Saúde do Trabalhador deverá ser expandido para contemplar também as Secretarias de Varas e demais colaboradores do Fórum. Segundo o magistrado, a decisão de dar continuidade e ampliar as ações deve-se aos bons resultados alcançados no primeiro semestre, quando foram realizadas Oficinas de Planos de Ação nas Secretarias Judiciárias de Primeiro Grau (Sejud’s I, II e III).
Durante as oficinas, as equipes de cada Secretaria vivenciaram momentos de reflexão e discussão sobre temas como relações interpessoais no trabalho, produtividade, qualidade de vida no ambiente laboral e, ao final, elaboraram seu próprio plano de ação, a ser implementado pelos servidores, com o acompanhamento de diretores e supervisores. Na última terça-feira (12/09) ocorreu a entrega final desses planos, que estabelecem diretrizes para melhoria da convivência organizacional, do engajamento e do bem-estar no trabalho.
Todos estes projetos são realizados por equipe composta de estudantes de Psicologia da Unifor, sob coordenação geral da professora Patricia Passos, com supervisão institucional da chefe da Seção de Capacitação do Fórum, Adriana Albano.