Virtualização OAB Itinerante conhece o processo de digitalização do Judiciário Estadual
- 800 Visualizações
- 13-10-2010
08.10.10
A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) iniciou na nesta sexta-feira, 8, no horário das 15h às 18h, o projeto ?Virtualização OAB Itinerante?, na Sala do Conselho Seccional. O projeto tem como objetivo ampliar a divulgação da virtualização das demandas no âmbito do Judiciário e possibilitar treinamento aos advogados atuantes no Ceará para garantir o direito ao pleno exercício da advocacia e o livre acesso à Justiça por parte dos cidadãos.
A convite do presidente e do secretário geral da OAB-CE, respectivamente Valdetário Monteiro e Cleto Gomes, compareceu o gerente de Projeto da Virtualização do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Gustavo Henrique Gondin Pereira, que fez exposição acerca do tema ?Sistema de Virtualização dos Processos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará?.
A reunião contou com a presença de membros da Comissão de Acesso à Justiça e da Comissão de Informática Jurídica, além da presença do coordenador do Centro de Defesa e Apoio do Advogado e da Advocacia, José Navarro, e dos integrantes do CDAAA. A reunião foi muito importante, pois, foram esclarecidas várias dúvidas, dentre as quais destacam-se: (i) o advogado deverá se cadastrar imediatamente no portal do site www.tjce.jus.br; (ii) como o TJCE utiliza os dados fornecidos pela OAB/CE, para realizar o cadastramento no referido Portal, o advogado deverá estar com os dados atualizados junto a OAB/CE. Cleto Gomes explicou que todos os advogados inscritos na Seccional deverão atualizar os dados cadastrais mediante acesso ao site www.oabce.org.br e adotar os procedimentos descritos na caixa ?advogados e advogadas atualizem seus dados cadastrais?. Basta a ausência ou erro no e-mail constante do cadastro da OAB-CE para que o advogado fique impossibilitado de acessar ao Sistema de Virtualização de forma plena; (iii) foi criado e-mail virtualização@oabce.og.br, por meio do qual o advogado poderá apresentar sugestões e reclamações sobre os Sistemas de Virtualizações que estão sendo implantados, que estará disponível a partir do dia 13.11.2010, no site da OAB/CE; (iv) formação de Subcomissões, a fim de que a OAB realize treinamentos nos Fóruns da Capital e Interior do Estado, nos Edifícios Comerciais e Escritórios de Advocacias com mais de 15 advogados.
O advogado tem o direito e a OAB/CE tem o dever de apoiar todos advogados cearenses nesta mudança de sistemática, ressalta Cleto Gomes, secretário geral da OAB/CE. A palestra estará disponível no site da OAB, através da TVOAB (web).