Vereador condenado a 12 anos de prisão
- 1205 Visualizações
- 01-06-2009
30.05.2009 Fortalza Pág.: 05
Acusado de tráfico de drogas, o vereador Vanderlan Jorge Leandro (PTB) foi condenado ontem a 12 anos de reclusão. Na mesma sentença, a Justiça da Comarca de Ipaumirim, a 416 quilômetros de Fortaleza, declarou a perda do mandato de Vanderlan Jorge, que mesmo atrás das grades, havia sido empossado em dezembro do ano passado vereador de Ipaumirim. No entanto, como ainda cabe recurso, o acusado continuará, mesmo preso, recebendo o salário de vereador.
O parlamentar é acusado pelo Ministério Público de Ipaumirim de ter usado duas propriedades para cultivar maconha e ainda de ser responsável pelo abastecimento da droga em várias cidades da Região do Cariri e municípios de Pernambuco e da Paraíba.
A prisão dele aconteceu em 26 de novembro do ano passado, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão. A Polícia Federal invadiu a fazenda Sítio Boi, na localidade de Saco dos Lacerdas, em Ipaumirim, e apreendeu 637 quilos de maconha na forma de tijolos prensados. A propriedade pertence ao vereador.
De acordo com a denúncia oferecida pelo promotor de Justiça Adriano Perdigão Coutinho, em outra operação realizada no dia 18 de dezembro de 2008, numa segunda fazenda do vereador Vanderlan Jorge, a PM apreendeu mais 1,5 tonelada de maconha. A droga havia sido plantada em dois hectares da propriedade.
Além de Vanderlan Jorge, também foram condenadas mais cinco pessoas: os irmãos Rilson Alves da Silva, Ronaldo José da Silva e José Róseo da Silva, Joel Euclides Maximiniano dos Santos e José Evandro. Segundo denúncia do Ministério Público, os irmãos eram os responsáveis pela segurança das fazendas onde a maconha apreendida era cultivada e depois embalada.
No início do ano, o vereador foi transferido por medida de segurança para a Cadeia Pública de Juazeiro do Norte.