Varas do Júri de Fortaleza avaliam rotinas de trabalho e trocam experiências durante reunião com a presidente do TJCE
- 2575 Visualizações
- 14-09-2022
Magistrados que atuam nas cinco Varas do Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza participaram de reunião, nesta quarta-feira (14/09), no Fórum Clóvis Beviláqua, com a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o coordenador das Varas da Área Criminal, juiz Felipe Augusto Rola Pergentino Maia; e o desembargador Francisco Carneiro Lima, responsável pelo Comitê de Governança do Programa Tempo de Justiça, parceria entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Poder Executivo, com o objetivo de unir esforços para a tramitação de processos envolvendo crimes dolosos de autoria esclarecida.
No encontro, os magistrados avaliaram o andamento do programa, trocaram experiências e apresentaram sugestões para o aperfeiçoamento dos procedimentos com inovações tecnológicas, das condições de trabalho, dos atos processuais a partir de ajustes técnicos, de questões relacionadas à segurança nos julgamentos, entre outras atividades relacionadas aos Tribunais do Júri. O desembargador Francisco Carneiro Lima ressaltou que a reunião presencial marca a retomada das parcerias institucionais do programa tempo de Justiça após a pandemia.
A presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou a necessidade do diálogo entre magistrados e a gestão do Judiciário. “Esse é o momento oportuno para que cada um traga a sua experiência, para debatermos a realidade dos júris junto à Coordenação das Varas e ao desembargador Francisco Carneiro Lima. Algumas iniciativas podem ser adotadas mais rapidamente, outras exigem diálogo com outros setores e instituições. Podem contar com a Presidência para as questões aqui levantadas, que são muito importantes para o aprimoramento dos trabalhos”.
Também participaram da reunião a juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Flávia Setúbal, e os juízes Antônio Edilberto Oliveira Lima e Magno Rocha Thé Mota (1ª Vara do Júri); Antônio Josimar Almeida Alves e José Ronald Cavalcante Soares (2ª Vara); Victor Nunes Barroso e Daniela Lima da Rocha (3ª Vara); Luís Eduardo Girão Mota e Alexandre Santos Bezerra Sá (4ª Vara); e Valência Maria Alves de Sousa e Raimundo Lucena Neto (5ª Vara).