Varas de Execuções Penais lançam projeto para capacitação profissional e ressocialização de mulheres egressas do sistema penitenciário
- 1851 Visualizações
- 15-09-2021
Uma parceria entre as Varas de Execuções Penais do Poder Judiciário do Ceará e o Grupo Mulheres do Brasil promoverá a capacitação de mulheres egressas do sistema penitenciário do Estado, contribuindo na ressocialização e qualificação profissional, com o oferecimento de oportunidades de trabalho que trarão a autonomia necessária para a plena integração na sociedade. A iniciativa faz parte do Projeto Vozes da Liberdade, lançado na última terça-feira (14/09), no hotel Blue Tree Towers, em Fortaleza.
A ação, que também contempla familiares do sexo feminino de egressos do sistema prisional, formará, inicialmente, 11 mulheres participantes nas técnicas de artesanato regional cearense, sob a supervisão da líder do Comitê de Artesanato do Núcleo Fortaleza, a empresária Ethel Whitehurst. Além da qualificação profissional, o projeto oferece a abertura de linha de financiamento pelo Fundo Dona de Mim, com carência de quatro meses e isenção total de taxas. Tal benefício permitirá que as participantes possam adquirir os insumos que darão origem ao seu pequeno negócio de artesanato, além do escoamento das peças produzidas pelo e-commerce Terra Artesã, que proporcionará o oferecimento ao grande público, pela internet.
A juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execuções Penais da Capital, explicou que a parceria com o Grupo Mulheres do Brasil vem somar às práticas do Programa Um Novo Tempo do Judiciário cearense, que conta com atividades que têm a finalidade de reintegração social de egressos do sistema penitenciário.
Segundo a magistrada, Vozes da Liberdade é um dos projetos mais completos já oferecidos para esse público no Ceará, “ao trabalhar de forma integral em três vertentes: a capacitação, a facilitação do crédito e o oferecimento de ferramentas de venda pela internet. Todos os envolvidos estão de parabéns por mais essa iniciativa”, destaca.
Estiveram presentes no lançamento do projeto os juízes titulares da 1ª, 2ª e 3ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, respectivamente, Raynes Viana Vasconcelos, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista Junior; Sonia Hess, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Ethel Whitehurst, supervisora técnica do Projeto Vozes da Liberdade; e Annette Reeves, líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil.