Varas de Execução Penal realizam confraternização natalina com egressos e seus familiares
- 1298 Visualizações
- 09-12-2016
Egressos do sistema carcerário e seus familiares participaram, nesta sexta-feira (09/12), da confraternização natalina promovida pelas Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza. O evento foi realizado no Fórum Clóvis Beviláqua e contou com a participação de cerca de 180 pessoas.
Na ocasião, foi celebrado o sucesso dos projetos que são desenvolvidos pelas Varas, teve sorteios de brindes, doação de cestas básicas, além de panetone, distribuição de lanches aos participantes e a visita do Papai Noel.
A solenidade contou com a participação da desembargadora Maria Edna Martins, supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, que trouxe mensagem de natal ao apenados. “Pra mim, Natal é um forma de renascimento, é uma renovação de vida e esperança, que as coisas sejam melhores no ano que está vindo. O que hoje não não é bom, a gente tem a possibilidade de a partir do dia 1º de janeiro, fazer melhor”, ressaltou.
O juiz Antônio Teixeira de Sousa, coordenador das Varas Cíveis e titular da 25ª Vara Cível de Fortaleza (representando o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales), também se manifestou. “Não percam as chances que são concedidas a vocês. Espero que realmente cumpram os deveres e não reincidam, sempre se ressocializem e sigam felizes com suas famílias e progredindo na vida”, desejou.
O juiz Cézar Belmino, titular da 3ª Vara de Execução Penal e corregedor dos presídios de Fortaleza, destacou que “o Natal, mais do que um ato de solidariedade, é um momento de comemoração, reflexão e recomeço para todos nós que fazemos a execução penal e que acreditamos em um ano novo repleto de confiança, harmonia e pacificação social”.
A titular da 2ª Vara de Execução Penal, juíza Luciana Teixeira, fez um balanço dos projetos desenvolvidos este ano. “O ano de 2016 foi positivo. Primeiro porque conseguimos manter o número de vagas, e pra gente a maior conquista foi na área da educação, pois conseguimos estender o projeto “Aprendizes da Liberdade”, pois antes tínhamos cem vagas e dobramos esse número. Também fizemos uma parceria com uma faculdade particular de Fortaleza, que disponibilizou bolsas integrais para quatro apenados que passaram no vestibular”, frisou.
CURSO PARA APENADOS
A magistrada informou que em 2017 será promovido curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser ministrado por colégio particular da Capital, destinados aos apenados dos projetos que terminaram o ensino médio. “Quanto mais conhecimento, mais possibilidades podem surgir pra eles”.
Ela concluiu sua fala destacando que esse evento “representa acima de tudo a demostração de acolhimento, de humanização do Poder Judiciário, que abre suas portas hoje para recebê-los não para serem julgados, mas para acolhê-los, com demostração de amor, carinho, de acreditar no ser humano”.
Um dos apenados que estava presente ficou preso durante nove anos e seis meses por crime de homicídio. Hoje casado e cumprindo pena em regime aberto desde dezembro de 2013, trabalha na construção civil, oportunidade essa que ganhou participando do projeto “Reconstruir”. Para ele, essa confraternização representa uma forma de agradecer a ajuda que teve das Varas, é uma maneira de “agradecimento aos magistrados que depositaram confiança na gente e deram apoio para estamos verdadeiramente no mercado de trabalho, se ressocializando cada dia mais e assim retribuir o que eles fizeram e fazem por todos nós”.
Outro assistido que ficou preso por nove anos também por crime de homicídio. Atualmente trabalha como pedreiro, profissão essa que aprendeu a exercer durante o tempo que passou no projeto “Fábrica Escola”. Cumprindo pena em livramento condicional, afirmou que há quatro anos voltou para o convívio com a sociedade. Com lágrimas nos olhos e muito emocionado, ele lembrou a oportunidade que teve. “Hoje estou aprendendo mais coisas e não pretendo fazer nada para voltar a ser preso. Daqui pra frente é seguir a vida em paz. Eu fico alegre em me confraternizar com as pessoas da Vara que me ajudaram a sair da prisão e a ter uma vida melhor”.
Participaram da confraternização os assistidos dos projetos “Reconstruir”, “Aprendiz de Liberdade”, “Cozinha Mágica” e “Justiça de Portas Abertas”. Esse evento é realizado desde 2012.
FÁBRICA ESCOLA
Ainda na noite desta sexta-feira (09/12), será realizado a festa natalina com os apenados no projeto “Fábrica Escola”. Além deles, seus familiares também foram convidados. O evento ocorrerá no Clube dos Magistrados, localizado na Praia do Futuro.