Vara de Execução Penal realiza gravação de audiências em sistema virtual
- 895 Visualizações
- 24-11-2010
A Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios do Fórum Clóvis Beviláqua já está gravando em áudio e vídeo as audiências por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado pelo Poder Judiciário do Ceará para a gestão do processo eletrônico.
De acordo com o juiz titular, Luiz Bessa Neto, a gravação elimina a etapa de transcrição dos depoimentos, tornando as sessões mais rápidas. ?Uma audiência que chegava a durar uma hora, hoje acontece em cerca de oito ou dez minutos. Com isso, vamos poder realizar um número muito maior de audiências por dia, acelerando a tramitação processual?, afirmou o magistrado.
O juiz Washington Luís Bezerra de Araújo, integrante do Grupo Gestor do Projeto de Virtualização, informa que o sistema traz também maior segurança jurídica. ?Tanto as partes e seus advogados quanto as instâncias superiores poderão ter acesso não apenas à transcrição, mas à prova original na qual o juiz embasou sua decisão?.
A defensora pública da Vara de Execução Penal, Sandra Dond, assegura que o sistema já apresenta resultados positivos. ?A virtualização imprime facilidade no manuseio dos processos, reduz o tempo das audiências e, dessa forma, beneficia os assistidos, permitindo que tenham uma resposta mais rápida do Judiciário?, disse.