Universitários participam de treinamento para estágio nas Varas de Execuções Fiscais
- 1921 Visualizações
- 01-09-2017
Um grupo de alunos de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi selecionado para atuar nas Varas de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária da Capital. Porém, antes de começar as atividades, eles estão passando por um treinamento introdutório para estagiários. A segunda etapa do processo de aprendizado teve início nessa quinta-feira (31/08), com o Curso Básico de Secretaria, utilizando o Sistema de Automação da Justiça de 1º Grau.
O curso, que ocorre na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, será encerrando nesta segunda (04/09). Em seis horas/aulas, são abordados os temas expedientes, fluxo de trabalho, audiências, mandados e integração dos Sistemas de Automação da Justiça. O instrutor é o analista do Departamento de Informática do Fórum, Luiz César de Sousa.
Já os estágios nas varas começarão a partir da próxima terça-feira (5), com a apresentação dos estudantes, aprovados no curso, às suas respectivas unidades de trabalho.
A abertura do projeto ocorreu na última terça-feira (29/08), no Fórum, com a presença de magistrados da área, professores e servidores. O evento teve à frente a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves e o diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio. Na ocasião, a juíza Solange Menezes Holanda, titular da 9ª Vara e respondendo pela 5ª Vara de Execuções Fiscais, ministrou palestra sobre procedimentos das unidades.
Segundo a chefe da Seção de Capacitação, Adriana Albano, o projeto vai ao encontro de objetivos estratégicos do TJCE. O primeiro é “promover a celeridade, produtividade e efetividade na prestação jurisdicional”, pois oportuniza incremento do capital intelectual das varas e, consequentemente, otimiza a produtividade. O segundo é “intensificar a interlocução com a sociedade”, à medida que possibilita, aos estudantes, compreender a estrutura e o funcionamento jurisdicional, possibilitando uma relação positiva entre a Justiça e seus futuros parceiros ou membros.
Andrezza Lima, que cursa cadeiras do 9º e 10º semestres, considera a ação uma grande oportunidade. “É uma experiência única aprender trabalhando em uma vara, podendo juntar o conhecimento com a prática”, disse. Para Adilton Moura (aluno 10º semestre), a iniciativa é importante para o currículo. “Vai ser uma vivência nova para mim no dia a dia, que não tive oportunidade no início da faculdade mas estou tendo agora no final”, contou.