Uma porta aberta para o futuro
- 783 Visualizações
- 16-08-2024
Reportagem: Ulysses Sousa
Jornalista da Assessoria de Comunicação do TJCE
Em 18 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Estagiário, uma data de reconhecimento a essa função necessária e fundamental para a formação de profissionais nas mais diversas áreas. Segundo a legislação vigente, o estágio é um período destinado ao “desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”, porque proporciona uma vivência prática e enriquecedora que contribui significativamente para o amadurecimento profissional e pessoal.
Durante essa etapa, o estudante tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação e pós-graduação em situações reais de trabalho, incrementando habilidades técnicas e comportamentais essenciais para sua atuação na carreira.
Para Francisco Jordan Morais Rodrigues, estagiário na Vara da Infância e Juventude de Juazeiro do Norte, o aprendizado no estágio vai além de colocar na prática os assuntos ensinados na faculdade. “Me vejo futuramente trabalhando no Poder Judiciário. O estágio é uma porta aberta para a realização de um sonho”.
“Tenho paralisia cerebral desde que nasci, em virtude disso não consigo escrever, uso cadeira de rodas, mas encontrei uma estrutura incrível na Vara da Infância, que tem me possibilitado executar minhas atividades. Isso vai me permitir ir além da sala de aula e aprender coisas que serão fundamentais para minha vida profissional”, acrescenta o jovem.
O estágio também é uma oportunidade para o estudante desenvolver sua autonomia, capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas, habilidades essenciais não apenas para o trabalho, mas também para a vida pessoal. A experiência prática adquirida durante o estágio permite aprender com erros, superar desafios e adquirir confiança em suas capacidades, fatores essenciais para seu crescimento.
Durante a faculdade, o desembargador Everardo Lucena Segundo estagiou na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Fortaleza, tempo que considera fundamental para sua formação. “Foi muito importante esse exercício da prática porque tive a oportunidade de ver com detalhes como funcionava uma unidade judiciária e como um processo tramitava”.
Além disso, o magistrado ressalta a importância da influência dos profissionais com quem trabalhou naquela época. “Eu tive a sorte de estagiar com juízes extremamente humanos, e essa visão humanística eu considero de extrema importância. Saber que o processo sempre envolve seres humanos, mesmo em casos com pessoas jurídicas, pois sabemos que por trás estão cidadãos e cidadãs que as constituem”.
O estagiário, por estar em contato com as mais recentes tendências, tecnologias e metodologias de sua área de atuação, pode trazer para a instituição conhecimentos atualizados que contribuam para a modernização e o aprimoramento de processos, produtos e serviços. Sua familiaridade com ferramentas digitais, por exemplo, pode ser aproveitada para o desenvolvimento de novas ideias.
Levy Cavalcante estagia na área de Tecnologia da Informação desde 2023. Ele atua no desenvolvimento de robôs para diferentes setores do Tribunal de Justiça do Ceará e destaca a satisfação com seu trabalho. “Estou muito contente com o que tenho aprendido e desenvolvido. Estou ajudando a realizar um trabalho que traz um ganho para a sociedade. Isso me deixa muito feliz”.
O estagiário explica que a atuação dos robôs auxilia na produtividade das unidades, com a padronização, redução de tarefas repetitivas e redução de erros. “Acho que esse é o futuro, não só para o Judiciário, mas também para muitas outras áreas da sociedade. É fundamental essa preparação e o Tribunal de Justiça está me acolhendo e proporcionando a oportunidade de ajudar a construir esse futuro”.
BENEFÍCIOS
Como forma de reconhecimento ao trabalho realizado, o Tribunal de Justiça do Ceará estende diversos benefícios do Programa Vida em Equilíbrio, destinados a magistrados(as) e servidores(as), para estagiários(as) de graduação e pós-graduação. A inciativa prevê a realização de projetos e ações nas áreas de saúde física e mental, hábitos saudáveis, equilíbrio da vida pessoal e profissional, reconhecimento e crescimento profissional, melhoria nas condições de trabalho e integração, além de atividades culturais.
Lançado em maio de 2023, o programa já promoveu diversas atividades, como aulas de yoga, ginástica laboral e ergonomia, grupos terapêuticos, capacitações e oficinas, entre outras iniciativas.
O TJCE tem estagiários(as) de nível médio, graduação e pós-graduação, com carga-horária de 20h, 25h e 30h semanais, respectivamente. Os(as) alunos(as) de Ensino Médio podem participar através do Programa Primeiro Passo, por meio de termo de cooperação técnica do Tribunal com a Secretaria de Proteção Social do Estado (SPS). Veja AQUI como participar. Já os(as) estagiários(as) de graduação e pós-graduação são selecionados(as) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Clique AQUI para conferir as vagas disponíveis.