Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça vai participar de evento online internacional, com apoio do BID, sobre “Inteligência Artificial na Justiça”

Ouvir: Tribunal de Justiça vai participar de evento online internacional, com apoio do BID, sobre “Inteligência Artificial na Justiça”

No próximo dia 15 de março, gestores e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) começam a participar de uma série de reuniões online sobre “Inteligência Artificial na Justiça”, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio de pessoal técnico do Ministério da Justiça da Espanha. A iniciativa integra o Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Promojud).

Ao todo, serão quatro oficinas de 2 horas cada, transmitidas por videoconferência, prosseguindo também nos dias 22 e 29 de março e 5 de abril, das 11 às 13h. Durante as reuniões, os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas bem sucedidas no uso de Inteligência Artificial (IA) na Justiça, bem como as principais dificuldades enfrentadas em sua implantação. Alguns dos temas abordados serão: técnicas de inteligência artificial aplicadas a documentos, ferramentas de automação de arquivos, melhoria do atendimento ao cidadão e simplificação digital.

O evento será voltado para servidores envolvidos no planejamento e execução dos projetos do Promojud, que tratam diretamente com os temas a serem trabalhados nas oficinas, e terá a participação dos juízes auxiliares da Presidência do TJCE e de integrantes e gestores da Superintendência da Área Administrativa, Secretaria de Tecnologia da Informação e Laboratório de Inovação do TJCE, com abertura pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O Promojud é um programa de investimentos de 5 anos, que tem como principal objetivo realizar a transformação digital na instituição, voltada para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Totalizará um investimento de US$ 35 milhões, cofinanciados pelo BID, sendo o Governo do Estado o mutuário da operação de crédito; e o TJCE, o executor.

SAIBA MAIS

TJCE e BID definem detalhes para concretização de empréstimo que vai subsidiar Promojud