Tribunal de Justiça recebe a visita de estudantes do Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil
- 1071 Visualizações
- 31-08-2011
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (31/08), a visita de alunos do 7º Ano do Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil, instituição mantida pelos frades menores capuchinhos e situada no bairro de Messejana, em Fortaleza. A iniciativa contribui para concretizar o objetivo “Informar para Conscientizar”, que consta no Plano Estratégico do Poder Judiciário cearense (2010-2014).
Os estudantes conheceram o Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, o Memorial do Poder Judiciário do Estado e outros setores do Palácio da Justiça. A juíza auxiliar da Vice-presidência do TJCE, Ana Cristina Esmeraldo, explicou o funcionamento e as atribuições dos órgãos que compõem a Justiça estadual.
O chefe do Serviço de Recursos das Câmaras Cíveis, Gilberto Ribeiro da Silva, acompanhou os visitantes e mostrou como ocorre a tramitação dos processos no 2º Grau.
A estudante Rebeca Bertoldo, de 12 anos, afirmou estar encantada com o espaço e com o aprendizado. “A gente não é muito ligado à Justiça e é por isso que estamos aqui para aprender mais sobre o assunto”. Já a colega Thais Lopes destacou o projeto de virtualização. “Aqui é muito organizado e agora está tudo sendo digitalizado para acelerar os processos”, disse.
De acordo com a professora Regina Maria de Carvalho, os alunos estão realizando pesquisa para apresentar na Feira de Arte e Cultura da escola e precisam ter noção de como funciona o TJCE. “Estamos trabalhando a questão da Justiça, dos valores da sociedade. Esse conhecimento que eles estão tendo hoje une teoria e prática”, afirmou.
Segundo Clara Távora, diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal, é necessário que o Poder Judiciário esteja mais próximo da sociedade. “Uma das iniciativas é proporcionar visitas guiadas às dependências do Tribunal de Justiça, do Fórum Clóvis Beviláqua, dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e das Turmas Recursais, mostrando o papel do Judiciário perante a sociedade”. De acordo com a servidora, outras visitas estão agendadas para o mês de setembro.
Diana Santos, diretora do Departamento de Estratégia e Projetos da Seplag, ressaltou que, além de fazer parte do Plano Estratégico, a medida está alinhada à Meta 4 de 2011, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de, pelo menos, um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos da Justiça em escolas e outros espaços públicos.