Tribunal de Justiça do Ceará incentiva peticionamento eletrônico
- 600 Visualizações
- 29-11-2011
O processo eletrônico, que consiste na substituição do papel por ferramenta informatizada, já é realidade na Justiça estadual. O mecanismo diminui o tempo de tramitação das ações e reduz custos com material, além de economizar tempo e espaço físico.
Para incentivar o uso, por parte dos advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria, do software de gestão dos autos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza companha sobre a importância do meio digital. Os banners foram afixados nas entradas do Fórum Clóvis Beviláqua e do Tribunal. Os cartazes e folders estão sendo distribuídos nesses locais.
Em breve, o peticionamento será exclusivamente eletrônico, por meio do site www.tjce.jus.br. O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) já está em funcionamento em todas as Câmaras (Isoladas e Reunidas), Órgão Especial e Pleno do Tribunal de Justiça.
Além disso, todas as Varas da Fazenda Pública (9), de Execuções Fiscais (6), de Família (18), de Execuções Penais (3), da Infância e da Juventude (5) e Criminais (18) da Comarca de Fortaleza estão informatizadas. A ferramenta será implantada também nas 30 Varas Cíveis e, em breve, em todas as unidades judiciárias.
Segundo pesquisa do Grupo Gestor da Virtualização do 1º Grau, o sistema informatizado reduz o tempo de tramitação processual (da distribuição à sentença) em até 4,5 vezes, em comparação ao meio físico (papel). O levantamento foi feito nas Varas da Fazenda Pública, virtualizadas desde julho de 2010.