Tribunal de Justiça do Ceará é o segundo do país em projetos de Inteligência Artificial
- 943 Visualizações
- 03-06-2024
Para aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços judiciais e administrativos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem avançado em soluções tecnológicas, incluindo projetos de Inteligência Artificial (IA). Os esforços empreendidos nessa área deram ao TJCE o segundo lugar entre os 27 Tribunais estaduais no número de projetos de IA, ficando atrás apenas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), considerado de grande porte.
O levantamento é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi realizado no âmbito do Programa Justiça 4.0, referente aos projetos desenvolvidos pelos tribunais estaduais em 2023. Os dados foram divulgados na última terça-feira (28/05), pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. Segundo a pesquisa, o Judiciário estadual soma sete iniciativas. Logo em seguida, aparece o Tribunal de Justiça do São Paulo (TJSP) com seis. Em primeiro lugar, o TJRS desponta com 12 projetos.
Ainda de acordo com o estudo, os Tribunais de Justiça estaduais apresentam o maior número de projetos de IA. Ao todo, são 68. A Justiça Eleitoral apresenta 23; a Justiça do Trabalho, 20; os Tribunais Federais têm 14 projetos, e os Tribunais Superiores, 13. Já os Conselhos de Justiça apresentam, ao todo, dois projetos. Clique AQUI para acessar os dados completos da pesquisa.
PROJETOS
As iniciativas do TJCE viabilizam celeridade no cumprimento de demandas judiciais e administrativas. Os projetos de IA do Judiciário cearense apontados na pesquisa são: Classificador de Assuntos, Classificador de Documentos Jurídicos, Classificador de Petições Iniciais, Classificador Extrator de Ementas, IA Precedentes, Predição de Risco de Revitimização em Violência Doméstica e Busca Eletrônica Recursiva Usando Linguagem Natural (BERNA).