TRE-CE finaliza totalização de votos e PSDB pede cadeira na Assembleia
- 605 Visualizações
- 01-12-2010
01.12.2010
?O quadro dos que ocuparão uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará mudou. Dedé Teixeira (PT), que teve os seus votos totalizados, ontem, pela Comissão de Apuração e Totalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) ? ele teve a candidatura indeferida pela Lei do Ficha Limpa -, ficou com uma vaga na lista, desbancando o professor Teodoro (PSDB), até então divulgado como eleito.
O deputado estadual Neto Nunes (PMDB), cassado na semana passada pelo TRE por gastos ilícitos de recursos na campanha de 2006, da mesma forma teve os votos contabilizados para sua legenda, porém não foi considerado eleito por conta da cassação. ?A Procuradoria concorda com a decisão da Comissão de computar os votos do deputado, uma vez que ele não estava sub-judice na época das eleições?, explica o procurador regional eleitoral, Alessander Sales.
Neto Nunes poderá recorrer da decisão do TRE, conforme destacou o desembargador e presidente da Comissão, Ademar Mendes Bezerra. De acordo com ele, Nunes deverá usar de todos os artifícios que a legislação eleitoral permite para reverter a decisão. ?Se eu fosse o deputado, é lógico que eu iria recorrer até a instância máxima?, disse.
Assim como Dedé Teixeira e Neto Nunes, Carlos Macedo (PSB) também conseguiu totalizar seus votos, que contribuíram para que a coligação PRB/PT/PMDB/PSB conseguisse ocupar mais uma vaga na Assembleia, passando de 20 para 21 o número de deputados eleitos. Caso os votos de Neto Nunes e Carlos Macedo não tivessem sido totalizados, a coligação não teria alcançado mais uma vaga na lista e Dedé Teixeira ocuparia o lugar de Danniel Oliveira (PMDB).
Além dos sufrágios desses candidatos, a Comissão também validou os votos de José Wilson Chaves (PP), Francisco Chagas Maia Filho (DEM), José Irandy Saraiva (DEM), Felipe Mota (PR), Eugênio Rabelo (PP), Fan Cunha (PTC), Perboyre Diógenes (PSL) e Luiz Ximenes Filho (DEM).
De acordo com dados do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda aguardam julgamento Ilário Marques (PT), que obteve 58.156 votos e não teve os votos totalizados, e Adler Girão (PR), com 30.875 votos.?
VOTAÇÃO VALIDADA
Eugênio Rabelo (PP) ? 82.028
Dedé Teixeira (PT) ? 52.679
Neto Nunes (PMDB) ? 45.843
Perboyre Diógenes (PSL) -29.443
José Wilson (PP) ? 19.004
Fan Cunha (PTC) ? 17.094
Carlos Macedo (PSB)- 13.505
Luiz Ximenes (DEM)- 6.971
José Irandy (DEM) ? 4.094
Francisco Chagas (DEM) ? 258
Felipe Mota (PR) ? 185
(O POVO)