Transformação digital: TJCE contrata consultoria na área de licitações e contratações públicas
- 1978 Visualizações
- 18-08-2023
A estratégia de transformação digital do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), impulsionada pelo Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), prevê uma série de medidas para a maior eficiência do Judiciário cearense. Para alcançar um dos objetivos dessa estratégia, o TJCE realizou contratação de serviços de consultoria técnica na área de Gestão de Licitações e Contratações Públicas que possibilitará o aprimoramento dos processos de aquisições de serviços e produtos necessários ao desempenho das funções administrativas e judiciais. A ação faz parte do projeto de Otimização e Modernização da Área Administrativa.
Caberá à empresa contratada fazer diagnóstico do atual modelo de processos de aquisição do Tribunal e definir propostas de aprimoramento das rotinas de trabalho, bem como implantação de ferramentas de apoio à gestão dos processos de licitação e contratação. A iniciativa busca adequação e aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho e implementação de soluções tecnológicas com vistas a obter ganhos de otimização do tempo de contratação, fortalecer os processos internos e aprimorar a qualidade e eficiência das contratações realizadas pelo TJCE.
Entre as atividades específicas para chegar a um novo modelo estão mapeamento de atividades, rotinas, procedimentos, normativos e ferramentas; elaboração de manuais e oferta de treinamentos; e integração com instrumentos de governança já utilizados pelo TJCE, como o Planos de Obras, de Logística Sustentável, Diretor de Tecnologia da Informação e Anual de Contratações.
O valor total do investimento é de R$ 698.640,00 e a empresa responsável pela execução dos serviços será a Ingep Desenvolvimento Gerencial Ltda. O período de vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado.
A ação contribuirá, ainda, para adequação do TJCE às mudanças do processo licitatório trazidas pela nova Lei de Licitações e Contratos nº 14.133/2021, que entrou em vigência em 1º de abril de 2021.