“Trajetória da Mulher Magistrada” é tema de exposição no Tribunal de Justiça do Ceará
- 1254 Visualizações
- 01-03-2013
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebe, de 8 a 13 de março, a exposição “Trajetória da Mulher Magistrada”, que traz a história de 11 mulheres que deram grande contribuição à Justiça brasileira. O objetivo é promover reflexão sobre a importância da mulher na magistratura e incentivar a participação feminina nos tribunais.
A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), destacou a importância da exposição. “A trajetória das mulheres na sociedade é marcada por lutas e conquistas. Elas são protagonistas das maiores transformações sociais já ocorridas, seja nas relações sociais, no seio familiar ou no campo de trabalho”.
O presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, confirmou presença na abertura da exposição, que ocorrerá no dia 8, às 16h, no 1º andar do Tribunal, no Palácio da Justiça. Durante o evento, haverá homenagem in memoriam à primeira juíza do Brasil, a desembargadora cearense Auri Moura Costa. Ela ingressou na magistratura em 1939, na Comarca de Várzea Alegre.
O evento é destinado a magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, estudantes e demais operadores do Direito. Também é voltado para entidades e organizações que atuam em defesa das causas femininas.
A iniciativa é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A promoção é do Tribunal de Justiça do Ceará, em parceria com a Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da AMB. Conta ainda com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que tem à frente a desembargadora Francisca Adelineide Viana.