TJCE sedia abertura do Encontro Nacional da Rede de Governança com foco em inovação e gestão estratégica
- 705 Visualizações
- 18-11-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está sediando o Encontro Nacional da Rede de Governança, que teve início nesta segunda-feira (18/11), na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec). O evento tem como objetivo estimular o compartilhamento de boas práticas e promover o intercâmbio de experiências nas áreas de tecnologia, comunicação e sustentabilidade, reunindo magistrados(as) e servidores(as) de gestão estratégica de tribunais de todo o país.
Em seu discurso de abertura, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, ressaltou a importância da troca de conhecimento para que o Judiciário avance em quesitos tecnológicos, de comunicação e de sustentabilidade.
“Devemos andar alinhados para obtermos bons resultados. Aqui no TJCE, estamos ligados em Inteligência Artificial e robotização, com 50 robôs. Além disso, usamos cada vez mais os recursos de linguagem simples para facilitar o diálogo com a sociedade. A sustentabilidade no Judiciário também deve ser efetiva, pois devemos ser multifacetados em todos os aspectos”, salientou o chefe da Justiça cearense ao tratar dos três principais temas do encontro.
O juiz e assessor da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e coordenador nacional da Rede de Governança, Gustavo Teles Veras Nunes, destacou a relevância do momento para a criação de soluções inovadoras, permitindo a construção de um Judiciário mais eficiente.
“Nosso objetivo é identificar e compartilhar soluções que aprimorem a eficiência dos processos. A inovação é um recurso promissor que, quando usado de forma estratégica, pode ampliar significativamente a capacidade de atendimento ao público”, afirmou o juiz.
A palestra magna sobre “Gestão no Serviço Público” foi conduzida pelo diretor-geral do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Luis Eduardo de Menezes Lima. Ele falou sobre o impacto da Inteligência Artificial e sua contribuição para a eficiência pública, abordando preocupações, novas perspectivas e desafios enfrentados.
“Nós temos a necessidade de ficar na nossa zona de conforto, mas precisamos superar isso para que possamos conhecer novos métodos de aprendizado, mesmo que não sejam os preferidos, e buscar constantemente novos desafios à medida que progredimos na era em que vivemos atualmente”, defendeu Luis Eduardo.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
No período da tarde, os participantes do Encontro aprofundaram os debates sobre inovações tecnológicas. As discussões foram iniciadas com a palestra ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre da Silva Costa, que detalhou sobre o processo de transformação digital que está sendo implementado na Justiça do Ceará.
Em seguida, a secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Olsen, conduziu o painel “Tecnologia a serviço da Justiça”, com a participação de representantes dos Tribunais do Rio Grande do Sul (TJRS), Pará (TJPA), Bahia (TJBA), e Tocantins (TJTO). Eles apresentaram ferramentas e práticas implementadas em suas respectivas Cortes que trouxeram resultados positivos quanto a assuntos como governança de dados, mapeamento de demandas repetitivas, utilização de inteligência artificial, entre outros temas.
O primeiro dia de evento foi encerrado com a realização das reuniões dos subcomitês regionais. As atividades serão retomadas nesta terça-feira (19/11), a partir das 9h, com o painel “Experiências do TJs no Prêmio CNJ de Qualidade”. Para conferir a programação completa clique AQUI.