TJCE realiza aula inaugural dos Ciclos de Capacitação sobre Ações em Emergências Pré-Hospitalares
- 899 Visualizações
- 01-08-2023
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta terça-feira, (1º/08), os Ciclos de Capacitação sobre Ações em Emergências Pré-Hospitalares. O objetivo é proporcionar aos agentes de segurança da Assistência Militar e aos servidores da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Judiciário os conhecimentos teóricos e práticos necessários para aplicação no ambiente de trabalho e no acompanhamento de autoridades em eventos, de modo a prevenir o agravamento de lesões até que a vítima esteja sob cuidados médicos.
A iniciativa da Assistência Militar, com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláquia (FCB) e da Seção de Capacitação (Secap), inclui a realização de oito ciclos, com 18 módulos, totalizando 260 h/a. O assistente militar do TJCE, tenente-coronel Álvaro Coelho Viana Júnior, destacou que as unidades da Justiça, especialmente o FCB, “têm um fluxo constante de pessoas e essa capacitação é necessária para que se possa ter todas as informações, de forma bem prática, ao nosso alcance”.
O médico Alexandre José Mont’Alverne conduziu a palestra de abertura sobre “Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado do Ceará”. Segundo o profissional, a Rede de Atenção “é instituída a partir da realidade local das unidades de saúde, sendo necessário que haja garantias de condições de infraestrutura mínimas para o funcionamento desses serviços de atenção básica”.
Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Alexandre Mont’Alverne atuou na Secretária de Saúde durante os anos de 1982 a 2018, onde exerceu várias funções. Foi secretário de Saúde de Fortaleza entre 2009 e 2011. Tem mestrado em Gestão de Sistema de Saúde pelo Instituto Superior Sanitário de Roma, na Itália.
SOBRE OS CICLOS
Ao todo, 40 alunos estão inscritos para os Ciclos de Capacitação sobre Ações em Emergências Pré-Hospitalares. A primeira aula será na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto. A metodologia será desenvolvida por meio de aulas presenciais expositivas; remotas assíncronas e síncronas, além de práticas com simulações e visitas a laboratórios de saúde de outros órgãos.
Serão abordados assuntos como anatomia e fisiologia humana, biossegurança e princípios no atendimento pré-hospitalar, hemorragias, lesões, déficit neurológico e treinamento guardiões da vida. Haverá, ainda, abordagem a vítimas em salvamento veicular e em espaço confinado, abordagens a pacientes no aeromédico, dentre outros temas.
O projeto foi elaborado pela Assistência Militar do Tribunal de Justiça, em consonância à Resolução nº 435 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política e o sistema nacional de segurança do Poder Judiciário. A realização é da Secap.