TJCE promove seminário de prevenção à violência contra a pessoa idosa
- 785 Visualizações
- 06-06-2024
Com o objetivo de sensibilizar e capacitar integrantes e parceiros do Poder Judiciário estadual, foi iniciado, nesta quinta-feira (06/06), o “II Seminário Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa”. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, participou da abertura do evento, que foi conduzida pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI).
À frente do Seminário, a magistrada destacou a importância da troca de experiências, que vem ocorrendo desde o ano passado. “O II Seminário busca apresentar essa interlocução entre a Academia e segmentos da sociedade. Finalmente, neste mês de junho, dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa, o evento traz uma reflexão para que cada um de nós possa defender o engajamento de todos para a proteção dos direitos e do bem-estar da pessoa idosa”, afirmou a desembargadora Lira Ramos no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza, onde acontece a programação.
Logo em seguida, os participantes acompanharam a palestra proferida pelo professor Francisco Antônio Francileudo, reitor da Universidade Católica de Fortaleza, com o tema “A pessoa idosa e os vazios contemporâneos”.
O evento é uma realização do TJCE, por meio da CDPPI, em parceria com o TRE-CE, a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Católica Portuguesa, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-Ceará), Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Aspjuce) e Associação Nacional de Gerontologia.
Também participaram da abertura o desembargador Francisco Gladyson Pontes, coordenador do Sistema de Juizados Especiais do TJCE e vice-presidente do TRE; as desembargadoras Silvia Soares de Sá Nóbrega e Cleide Alves de Aguiar; e juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira. Marcaram presença ainda Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, vice-procurador-geral de Justiça do Ceará; a professora Diana Cristina Silva de Azevedo, vice-reitora da UFC; Bruno Fiori Palhano Melo, assessor de Desenvolvimento Institucional da Defensoria Pública do Ceará; e Patrícia de Abreu Viana, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Seminário, com palestras de especialistas renomados e painéis temáticos, segue até esta sexta-feira (07/06), com o lançamento do livro “Reflexões Jurídicas sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, uma coletânea de artigos organizada pela desembargadora Lira Ramos de Oliveira e pelo doutor em Direito Constitucional, Sidney Guerra Reginaldo, da UFC.
Acesse o livro AQUI. E para conferir os temas e os expositores do II Seminário, clique AQUI.