TJCE promove palestras sobre novas perspectivas de humanização no atendimento
- 1237 Visualizações
- 27-05-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na tarde desta segunda-feira (27/05), o evento “Horizontes Humanos – Novas Perspectivas de Humanização no Atendimento do TJCE”, na Escola Superior da Magistratura (Esmec). Os participantes tiveram acesso a uma série de palestras sobre as novas perspectivas de humanização de atendimento que estão sendo implementadas pelo Judiciário por meio da Diretoria Estadual de Atendimento.
“Nós, cearenses, somos conhecidos pela nossa hospitalidade. A gente quer transformar o atendimento do serviço público, não só do Judiciário. Esse evento é um marco inicial”, destacou o diretor estadual de atendimento do TJCE, Nelson Nogueira.
A implementação da nova metodologia e dos protocolos de atendimento do Tribunal contou com a consultoria da Ernst Young (EY). Durante o evento, o gerente sênior em atendimento e capacitação da empresa, Raphael Santoro, ressaltou que o apoio fornecido pelo Judiciário tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “Nada se compara ao que a gente fez aqui em termos de abrangência, amplitude, contato e humanização. Desde o primeiro momento, foi um projeto que encantou todos nós. Fica um agradecimento muito especial a todo o empenho e acolhimento que o TJCE teve conosco. Se vê realmente o engajamento e a paixão que aqui se tem pelo serviço público”, declarou.
A gerente de projeto e analista de processo da EY, Beatriz Queralt, apresentou detalhes sobre a construção dos protocolos e lembrou que o principal objetivo foi aproximar a Justiça da população. “Criamos algo que deu ao Tribunal toda a munição para implantar um novo modelo de atendimento”, explicou. As medidas de humanização de atendimento da CAJ foram desenvolvidas com base em diagnósticos que consideraram o cenário existente tanto em Fortaleza quanto nas comarcas do Interior.
A supervisora da CAJ do Crato, Larissa Leandro, foi uma das colaboradoras capacitadas pelo novo modelo e avalia que a humanização se mostrou algo essencial para uma melhor prestação do serviço. “Estamos entendendo a importância do uso dos protocolos para acolher e atender a demanda. É algo necessário para todos que procuram o Tribunal de Justiça”, defendeu, acrescentando que as capacitações estão cada vez mais frequentes.
Em Fortaleza, a coordenadora da Ouvidoria do Poder Judiciário, Renata Sales, conta que viveu uma verdadeira “imersão” sobre atendimento humanizado. “Hoje, trabalhando na Ouvidoria, é fundamental compreender sobre essa forma de atender o cidadão. O acolhimento começa ainda com a forma de falar, de escutar e de entender a mensagem que eles estão passando. Isso está fazendo toda a diferença”.
O evento foi encerrado com uma palestra do professor doutor Dante Gallian, idealizador da Responsabilidade Humanística. A metodologia, criada em 2012, utiliza conceitos da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, amplamente adotados no mundo corporativo, para a formação de profissionais que ocupam cargos de liderança, propiciando a humanização dos ambientes de trabalho. Referência no assunto, Dante Gallian falou sobre os caminhos para um serviço público mais inclusivo e eficiente.
Prestigiaram a programação o secretário-geral administrativo do TJCE, Sérgio Mendes; a diretora e a vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juízas Solange de Menezes Holanda e Daniela Lima da Rocha; a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; a secretária executiva das Políticas das Mulheres, Vânia Silveira; e a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Trabalho, Ariana Falcão da Silva.
PROMOJUD
A humanização do atendimento está inserida nas políticas desenvolvidas no âmbito do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), que visa proporcionar uma mudança profunda e estrutural na Justiça do Ceará, com foco na transformação digital. Entre 2022 e 2026, serão investidos US$ 35 milhões oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de recursos do próprio TJCE em 12 produtos que envolvem desde a automação de processos até políticas de equidade de gênero e estratégias de governança.
Clique AQUI para conferir como funciona e o que contempla o Protocolo de Atendimento Humanizado da CAJ.