TJCE promove curso para capacitar novos servidores comissionados que atuam na área judiciária
- 1720 Visualizações
- 12-06-2017
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu início, nesta segunda-feira (12/06), ao curso “Desenvolvimento para assessores, assistentes e supervisores de vara da área judiciária”. A capacitação é promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas e visa à formação inicial dos novos servidores empossados em maio deste ano, quando entrou em vigor a lei de reestruturação de cargos comissionados. A norma permitiu que cada juiz passasse a ter dois funcionários (assistente e supervisor) para auxiliar o trabalho nas unidades. No 2º Grau, os assessores atuarão junto aos gabinetes dos desembargadores.
Durante a manhã, o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, falou para os novos integrantes sobre o conceito de servidor público que deve ser cultivado. “É preciso estar consciente e trabalhar para a construção de uma sociedade honrada e contributiva, fazendo o certo, cumprindo seu horário de trabalho, dando retorno aos rendimentos que recebe, sendo ético, justo e, sobretudo, humano. É aqui [no Judiciário] que a população procura o último recurso. Precisamos que a sociedade nos reconheça como bons servidores, que prestam o serviço que todos esperam”.
Ainda segundo o chefe do Poder Judiciário, há uma imagem distorcida do servidor público, que deve ser desconstruída por todos aqueles que atuam nas instituições. “É bom fazer a coisa bem feita. Não pelo elogio fácil, mas pela consciência de dever cumprido”, afirmou.
A secretária de Gestão de Pessoas, Ângela Márcia Araújo, disse que a promoção do treinamento demonstra a valorização do servidor e a preocupação da gestão do TJCE em investir em capacitação. Ela também informou que as palestras estão sendo gravadas e ficarão disponíveis para os servidores na intranet do Tribunal.
PROGRAMAÇÃO
Na primeira palestra do dia, o juiz auxiliar da Presidência do TJCE Marcelo Roseno explicou a reforma administrativa do Poder Judiciário e as atribuições específicas dos novos cargos de acordo com a Lei nº 16.208/17. Em seguida, houve a palestra motivacional “Acolhimento: uma nova visão do serviço público”, ministrada pelo coordenador do Telejustiça, Nelson Nogueira, que abordou a importância do bom atendimento.
À tarde, serão proferidas as palestras: “Alta performance na comunicação”, “Carga horária, controle de frequência, banco de horas, licenças e afastamentos” e “Sistemas judiciais utilizados no Poder Judiciário estadual”.
Além da aula presencial, realizada ao longo desta segunda-feira, o curso prossegue com módulos de ensino a distância até o dia 30 de julho. Serão abordados temas como: noções de liderança, gestão de processos, direitos e deveres do servidor público e sistemas judiciais.