TJCE presta homenagem “in memoriam” à desembargadora Adelineide Viana com nome dela em auditório no Fórum Clóvis Beviláqua
- 1414 Visualizações
- 12-07-2023
Como forma de reconhecer os serviços realizados ao longo de 41 anos na magistratura estadual, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) prestou homenagem “in memoriam” à desembargadora Francisca Adelineide Viana, que faleceu em setembro de 2022, com a inauguração de um auditório que a partir de agora leva o nome dela. O espaço está localizado no nível “S2” do setor Amarelo do Fórum Clóvis Beviláqua.
A inauguração do Auditório Desembargadora Francisca Adelineide Viana ocorreu nesta quarta-feira (12/07), com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, demais desembargadores, magistrados, servidores e familiares da homenageada que prestigiaram o evento. Na ocasião, foi descerrada a placa de identificação do auditório e feito o desenlace da fita de inauguração do local.
Em seu discurso, o desembargador Abelardo Benevides enalteceu a “singeleza do ambiente, que muito se assemelha ao perfil da nossa homenageada”. Relembrou as últimas conversas trocadas com a magistrada e que ainda mantém registradas. “Ela era engajada, era veemente no trabalho. Deixou imensas riquezas, não falo da material, mas de um nome muito honrado e respeitado como magistrada de 1º e 2º Graus. Estou feliz porque o Tribunal, de maneira singela, tributa esta homenagem a nossa colega Francisca Adelineide Viana”.
A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes, também ressaltou suas qualidades. “A alteração do nome do auditório é uma forma singela de homenagear a desembargadora Adelineide, que exerceu a magistratura por mais de 41 anos, labutou neste prédio por muitos anos e marcou sua trajetória no Judiciário pela assertividade, pelo destemor, pela simplicidade, pela honradez, pelo compromisso com a Justiça e, principalmente, pelo entusiasmo”.
A diretora do Fórum desejou, ainda, a “esperança de que a firmeza, a lucidez e a intrepidez que a distinguiam, sua história e seu comprometimento com o Poder Judiciário sejam inspiração, modelo e espelho para os magistrados e as magistradas do nosso tempo e dos que virão depois de nós”.
Representando os familiares da homenageada, a sobrinha Leilane Viana Soares externou sua satisfação. “Gostei de ter ouvido tantas palavras carinhosas e de reconhecimento. Realmente, ela era daquele jeito, sempre procurou ser justa. Acho que esta é uma homenagem muito boa: ter o legado do nome dela aqui no Fórum é muito significativo.”
No corredor que leva ao auditório, foi montado o Gabinete da Desembargadora Francisca Adelineide Viana com fotos, documentos, certificados e outros pertences dela, bem como a toga utilizada por ela.
CARREIRA
Francisca Adelineide Viana nasceu em Fortaleza. Filha de Francisco de Assis Viana e Francisca Moreira Viana, ingressou nos quadros da magistratura em 21 de janeiro de 1981 como juíza substituta da Comarca de Guaraciaba do Norte.
Depois, foi promovida, por merecimento, para as Comarcas de Milagres e Juazeiro do Norte, e removida para a Comarca de Brejo Santo. Em 21 de novembro de 1991, após nova promoção, por merecimento, assumiu a 2ª Vara Criminal de Fortaleza.
Em janeiro de 2011, pelo critério de antiguidade, foi eleita para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará. No TJCE, a desembargadora foi gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e coordenadora do Programa “Tempo de Justiça”, iniciativa que monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida. A magistrada faleceu no dia 22 de setembro de 2022.