Conteúdo da Notícia

TJCE instala extensão do Cejusc de Fortaleza na Regional II para facilitar solução de conflitos na fase pré-processual 

Ouvir: TJCE instala extensão do Cejusc de Fortaleza na Regional II para facilitar solução de conflitos na fase pré-processual 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instalou, nesta terça-feira (07/11), mais uma Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Pré-Processual em Fortaleza. A Unidade está situada no Núcleo de Mediação Cidadã da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã da Secretaria Executiva Regional II, localizada no bairro Varjota.

Esta é a sexta unidade implantada na Capital e atuará na fase pré-processual nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Cível. O objetivo é facilitar a resolução pacífica dos conflitos antes de serem judicializados.

Para a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, a mediação e conciliação representam o futuro do sistema de Justiça. “Tenho enorme felicidade por estar aqui trabalhando pela implantação desta cultura de pacificação, pois a melhor solução está na decisão construída pelas próprias pessoas que vivem o conflito”, destacou a magistrada.

No mesmo sentido, ressaltou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas. “Com a expansão da conciliação teremos um Judiciário mais enxuto e, por consequência, uma sociedade mais feliz”.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Luís Eduardo Soares, enfatizou a importância de trabalhar a prevenção. “Uma cidade do porte do Fortaleza não pode abrir mão dos métodos de conciliação. Precisamos levar cada vez mais esta ferramenta ao cidadão. Assim todos serão beneficiados.”

Representantes do sistema de Justiça prestigiam a instalação da extensão do Cejusc na Regional II

A professora do curso de Direito e Gestão em Conflitos da Universidade de Fortaleza (Unifor), que atua como coordenadora do projeto de Cejuscs entre TJCE e Unifor, afirmou que ampliação das unidades “irá proporcionar mais acesso à Justiça em prol da população, deixando um grande legado para a cidade”.

Também estiveram presentes à solenidade o vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro, representando o Ministério Público do Ceará; presidente da Comissão Especial de Conciliação e Mediação da OAB Ceará, Adhara Silveira Camilo; secretário executivo da Regional II, Francisco Rennys Aguiar Frota; juíza Ana Paula Feitosa, coordenadora do Nupemec; juíza Elizabeth Silva Pinheiro, coordenadora adjunta do Cejusc de Fortaleza; e o gestor da Coordenadoria de Mediação e Conciliação de Conflitos, Ítalo Soares Borges.

SAIBA MAIS
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Cada Cejusc deve obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual.

Agenda2030