TJ/Ce: Francisco Suenon Bastos Mota – (Perfil dos novos desembargadores – VI )
- 1416 Visualizações
- 26-11-2009
26.11.2009
Natural de Cedro, é filho do desembargador Valdetário Pinheiro Mota e de Laura Bastos Mota. Bacharelou-se pela UFC em 1970. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça a partir de 3 de agosto de 1974, tendo exercido a judicatura, como titular, nas Comarcas de Caririaçu, Mombaça, Barbalha, Itapipoca e Juazeiro do Norte.
No dia 20 de março de 1990, foi removido para Fortaleza, assumindo a 2ª Vara da Infância e Juventude, sendo nomeado desembargador no dia 18 de novembro de 2009.
O magistrado exerceu as funções de Juiz Eleitoral na 82ª Zona, em Fortaleza, na 17ª (Itapipoca), na 28ª (Juazeiro do Norte), na 70ª (Brejo Santos), na 15ª (Icó), na 31ª (Barbalha), 46ª (Mombaça) e na 71ª (Caririaçu).
Concluiu o curso de Especialização em Direito Constitucional na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Exerceu, ainda, a função de Juiz de Direito Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, no período de março de 2004 a fevereiro de 2005.
Exerceu a função de Juiz de Direito Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, sendo juiz de Direito Ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua e a função de Coordenador das Varas do Juizado da Infância e da Juventude.
O magistrado é professor na Universidade Estadual do Ceará (Uece), de Direito Comercial e Financeiro. Exerceu, também, a função de membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai).
Foi condecorado com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, Medalha do Mérito da Proteção Integral, Benfeitor da Criança da Cidade e Medalha Desembargador Moreira.
Fonte: TJ/Ceará