TJCE forma novas equipes de brigadas de incêndio
- 807 Visualizações
- 20-06-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da Assistência Militar e da Seção de Capacitação (Secap) da Comarca de Fortaleza, formará, somente no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), 320 brigadistas de incêndio durante o mês de junho. Com foco na promoção de uma cultura de prevenção, o ciclo de treinamentos para formação de equipes de brigada de incêndio será levado a 26 fóruns de comarcas do Interior a partir do segundo semestre deste ano.
No FCB, as aulas ocorrem presencialmente, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, com carga horária de 20h/a. Até o fim desta semana, com duas turmas em formação, cerca de 180 pessoas já estarão capacitadas.
Durante os encontros, são abordados aspectos teóricos e práticos sobre a prevenção e o controle de incêndios, e outras medidas relacionadas à temática dos primeiros socorros. As capacitações são ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio da 2ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital.
INCLUSÃO
Mais uma vez, os treinamentos contam com a participação de pessoas surdas. Rômulo Linhares da Rocha é surdo e atua como digitalizador do TJCE. Ele relata que a experiência, apesar da barreira linguística, tem sido enriquecedora. “Nós precisamos desse tipo de informação e conhecimento. É muito importante ter pessoas capacitadas, sejam elas surdas ou não, para essas situações, para orientar e passar uma informação mais assertiva frente ao problema. Isso tudo ajuda demais em minha vida profissional e pessoal, pois esses casos podem acontecer em qualquer lugar”, afirma o aluno.
Sobre a dinâmica das aulas, o instrutor do curso e profissional do contingente de Bombeiros da Assistência Militar do TJCE, Capitão Mendes destaca que foi preciso “adaptar o formato, tendo em vista a presença de estudantes não ouvintes. No entanto, a comunicação não foi uma barreira e todos eles aprenderam muito bem”. Essa confirmação fica evidente na declaração de Rômulo, que elogiou a abordagem didática aplicada nos encontros. “O professor foi muito dinâmico, gestual e visual. Ele trouxe prática, uma vivência real. Tudo isso ajudou demais para a compreensão dos assuntos”, conclui.
PREVENÇÃO
A atual Gestão do TJCE têm incentivado a formação de brigadistas desde o início. Entre fevereiro e dezembro do ano passado, 88 pessoas passaram pelo treinamento, sendo 54 no Interior, envolvendo as Comarcas de Caucaia, Viçosa do Ceará, Várzea Alegre e Uruburetama; e 34 na Capital, com foco na equipe que trabalha na Creche-Escola do Poder Judiciário.