Conteúdo da Notícia

TJCE e Faculdade Luciano Feijão assinam Termo de Cooperação Técnica para ampliar ações de Justiça Restaurativa em Sobral

Ouvir: TJCE e Faculdade Luciano Feijão assinam Termo de Cooperação Técnica para ampliar ações de Justiça Restaurativa em Sobral

As ações do Centro de Justiça Restaurativa de Sobral serão ampliadas, sobretudo para casos envolvendo crianças e adolescentes. O Termo de Cooperação Técnica que viabiliza essa expansão das atividades foi assinado, nesta sexta-feira (02/08), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, e pela coordenadora-geral do curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão, professora doutora Renata Albuquerque Lima.

“A assinatura desse termo é um marco porque amplia a atuação da Justiça Restaurativa para além da Comarca de Fortaleza. Agradeço imensamente todo o apoio que temos recebido da atual Gestão, sempre atenta e sensível às nossas carências. A Justiça Restaurativa pode ser aplicada em todas as áreas do Judiciário”, destacou a supervisora do Órgão Central de Macrogestão e Coordenação de Justiça Restaurativa do TJCE, desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino.

A professora lembrou que o Centro de Justiça Restaurativa de Sobral, instalado no fim de 2023, foi o primeiro a funcionar dentro de uma instituição de ensino. “Já aconteceu uma capacitação para quem vai atuar no projeto e agora, sim, entraremos em pleno funcionamento, dando continuidade às ações que já são feitas em prol da Justiça”, acrescentou.

Por meio da parceria, além de capacitar os colaboradores, a faculdade deve disponibilizar suporte direto em caso de necessidade de esclarecimentos sobre os serviços. O TJCE vai encaminhar os casos para a realização de práticas restaurativas e garantir o suporte e a supervisão dos projetos e das ações voltadas à materialização da Justiça Restaurativa. O Termo de Cooperação terá vigência de 24 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, por meio de aditivo, observadas as disposições contidas na legislação pertinente em vigor.

Também estiveram presentes o coordenador do Órgão Central de Macrogestão e Coordenação de Justiça Restaurativa do TJCE, juiz Edilberto Oliveira; a coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujur-TJCE), juíza Déborah Salomão; a juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral; além da titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da Comarca de Fortaleza, juíza Danielle Arruda.