TJCE e Coelce assinam convênio para eficiência energética no Fórum
- 847 Visualizações
- 15-06-2010
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, e o presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Abel Alves Rochinha, assinaram protocolo de intenções destinado a reduzir o desperdício de energia elétrica e a melhorar o sistema de iluminação e a climatização do Fórum Clóvis Beviláqua.
A assinatura do Projeto de Eficiência Energética ocorreu nesta terça-feira (15/06), às 9h30, em solenidade realizada na Sala de Convivência do Tribunal de Justiça, no Cambeba. O protocolo também foi assinado pelo diretor Institucional e de Comunicação da Coelce, José Nunes de Almeida Neto; pelo diretor interino do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz de Direito José Krentel Ferreira Filho, e por Oscar Lima e Silva, diretor da ACE Energia, empresa contratada pela Coelce para implementação do projeto.
As obras serão executadas em duas etapas: reestruturação da central de ar condicionado e troca do sistema de iluminação de todos os pavimentos do prédio do Fórum Clóvis Beviláqua. A conclusão será em 10 meses, com início a partir do dia 1º de julho deste ano, garantiu José Nunes de Almeida.
O investimento é da ordem de R$ 4,6 milhões, totalmente sem ônus para o Tribunal de Justiça do Ceará. Os recursos são originários da Coelce, através da Lei Federal nº 9.991, de 24 de julho de 2000.
“A Coelce está dando uma contribuição pioneira, fundamental e revolucionária para a implementação do Programa de Virtualização da Justiça cearense. Estamos absolutamente conscientes da importância dessa contribuição”, afirmou o presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto.
A implementação do projeto representará redução nos gastos com energia elétrica, no Fórum Clóvis Beviláqua, na ordem de R$ 500 mil por ano. Outro ponto considerado importante pelos signatários do protocolo diz respeito à melhoria no conforto para magistrados, servidores, advogados e todas as pessoas que utilizam as dependências do Fórum.
Na área de iluminação, o projeto se propõe a modernizar 8.400 pontos de luz com a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Também será feita a substituição de luminárias obsoletas e dos reatores eletromagnéticos.
O projeto também contempla a modernização da central de água gelada, visando o aumento da eficiência energética e atendimento da carga térmica, instalação de novos resfriadores de líquido, com eficiência energética e instalação de novos equipamentos auxiliares.
Caberá à direção do Fórum Clóvis Beviláqua a implementação de um programa de conservação de energia, através de campanhas de conscientização dos funcionários, com a distribuição de panfletos informativos e a realização de ciclos de palestras com o propósito de racionalizar e otimizar o consumo de energia elétrica em todas as instalações do Fórum.