TJCE e BID fortalecem parceria para ampliação do Programa de Modernização do Judiciário
- 969 Visualizações
- 28-11-2024
Com o objetivo de continuar aprimorando os serviços por meio da transformação digital, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reforçou a parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a condução e ampliação do Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud). Nesta quinta-feira (28/11), o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu o chefe da equipe do BID, Mariano Lafuente, para tratar dos avanços.
Iniciativa pioneira no Brasil, o Promojud tem promovido a transformação digital no Sistema de Justiça. “O programa já apresenta resultados expressivos e será levado para outros países da América Latina, reforçando o papel do Ceará como líder em inovação judiciária”, destacou Mariano Lafuente, que é especialista principal em Modernização do Estado no BID.
Para o chefe do Judiciário cearense, “a parceria com o BID tem sido extremamente exitosa. O Promojud é fruto de um trabalho conjunto, baseado em credibilidade e eficiência. A iniciativa não apenas fortalece o Judiciário cearense, mas também posiciona o Estado do Ceará como referência para outras regiões”.
À frente da Divisão de Modernização do Estado do BID, Paula Acosta enfatizou os resultados expressivos alcançados em pouco tempo. “Estamos muito agradecidos pela confiança depositada no BID. O Promojud não só atende às expectativas, mas também as supera, mostrando que a modernização do Judiciário é um caminho possível e necessário”.
RESULTADOS
As ações do TJCE, no processo de transformação digital, incluindo Robotização e Inteligência Artificial (IA), foram apresentadas aos representantes do BID. Em execução há dois anos e 11 meses, o Promojud conta com um orçamento de 35 milhões de dólares, sendo 28 milhões oriundos de empréstimos junto ao BID e 7 milhões de recursos próprios do TJCE.
Até o momento, 59% do valor total já foi investido, gerando resultados significativos como a entrega de 57 automações/robôs judiciais, sendo 50 na área judicial e 7 na área administrativa; desenvolvimento de 11 ferramentas de IA; modernização do Parque Tecnológico; implantação de 14 protocolos de atendimento humanizado e criação de 242 painéis de Business Intelligence (BI) para gestão de dados. Veja os detalhes no HUB DIGITAL.
Esses avanços, somados a outras medidas executadas nos projetos estratégicos e setoriais da Gestão 2023-2025, já refletem na percepção da sociedade. A satisfação dos usuários dos serviços do TJCE aumentou de 56%, em 2021, para 71,74%, em 2024. Além disso, o tempo médio para a sentença foi reduzido de 37 meses para 20,4 meses, e a taxa de congestionamento caiu de 64,33% para 59,94%, entre janeiro de 2023 e setembro de 2024.
O Promojud integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, com foco em Inteligência Artificial e Governança Judiciária. A iniciativa, planejada durante a Gestão do desembargador Washington Araújo (2019-2021), busca oferecer um serviço mais célere, acessível e eficiente para os cidadãos. Clique AQUI para conhecer as ações.