TJCE contrata intérpretes de Libras para garantir acessibilidade da informação a pessoas com deficiência auditiva
- 2590 Visualizações
- 20-10-2022
Com a finalidade de garantir a acessibilidade das informações produzidas pelo Poder Judiciário cearense, especificamente para pessoas com deficiência auditiva (surdos), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contratou quatro tradutores e intérpretes de Libras. Os profissionais foram apresentados, durante sessão do Órgão Especial, nesta quinta-feira (20/10), conduzida pela chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Os intérpretes vão atuar nas sessões do Tribunal Pleno, Órgão Especial, Câmaras e Seções de Direito Público, Privado e Criminais, além de eventos e atividades transmitidos por aplicativos oficiais do TJCE, como YouTube e Instagram, coordenados pela Assessoria de Comunicação Social do Poder Judiciário cearense.
“É importante reconhecer o espaço que a comunidade surda tem conquistado em vários setores da sociedade. Por isso, é dever das instituições públicas facilitar a informação e garantir a inclusão dessas pessoas. Os intérpretes de Libras no Judiciário vão proporcionar uma comunicação mais inclusiva, de modo que as pessoas com deficiência auditiva consigam acompanhar as ações e compreender as informações relativas à Justiça estadual”, enfatizou a presidente do TJCE.
Um dos profissionais contratados, Antônio Marques, destacou que a função do tradutor e intérprete de Libras “reforça três pontos fundamentais: o reconhecimento da luta da comunidade surda, que é histórica; demarca a valorização da profissão, trazendo visibilidade, além do direito ao acesso à Justiça e à cidadania”. Também compõem a equipe, Ismael Nascimento, Kalica Cruz e Jaqueline Cavalcante.
A contratação dos profissionais está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltados à promoção de políticas públicas e de hábitos cotidianos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e economicamente viáveis. Os ODS estão interligados e formam uma lista de tarefas a serem cumpridas por governos, sociedade, setor privado e cidadãos.
LIBRAS
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, de modalidade gestual-visual, em que é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da lei nº 10.436.