TJCE contrata consultoria para planejamento e humanização do atendimento
- 2009 Visualizações
- 30-11-2022
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por meio da presidente, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, assinou um contrato de consultoria com a empresa Ernst & Young, nessa terça-feira (29/11) para a prestação de consultoria e serviços em planejamento e humanização do atendimento nos meios presenciais e eletrônicos deste Poder.
O principal objetivo da consultoria é a estruturação e remodelação do atendimento, segundo os princípios e parâmetros do atendimento humanizado, inclusivo, acessível, acolhedor e resolutivo. “Esse atendimento humanizado é um dos pilares mais importantes da nossa administração. Quando o cidadão é bem acolhido, bem recebido, tudo flui melhor. E trabalhar os colaboradores da Justiça para esse atendimento é fundamental para o bom andamento do Judiciário”, ressaltou a presidente.
O diretor Estadual de Atendimento, Nelson Ricardo, será o coordenador do TJCE no contrato. De acordo com ele, uma das finalidades é a implantação de modelo e estrutura de atendimento priorizando os públicos feminino, mulheres vítimas de violência, pessoas trans, idosos, pessoas com deficiência e vulneráveis digitais.
“Esse projeto estratégico de soluções tecnológicas e humanização no atendimento, com recursos do Promojud, vai propor novos modelos de atendimento convencional, específico e especializado. A consultoria também vai analisar a estrutura pelo Ceará para ver a viabilidade de serem instaladas novas centrais de atendimento pelas Comarcas no interior”.
Os primeiros passos serão a busca por um diagnóstico situacional do atendimento e, em seguida, a definição da visão, propósito, valores e missão do projeto. A empresa contratada também ficará responsável por avaliar as atuais ferramentas (plataformas, aplicativos, softwares, sistemas de informação, equipamentos) e estruturas de atendimento (instalações físicas, mobiliário, leiaute) com proposição de nova estrutura e/ou melhorias nestes itens e adequação ao atendimento humanizado.
Além disso, a Ernest & Young vai fazer estruturação e indicação dos perfis da equipe técnica para realização do atendimento humanizado e específico. “Eles vão capacitar toda a linha de frente nesses novos modelos. Também vai ser implementado um novo modelo de pesquisa de satisfação uniformizado, além de propor um melhor fluxo de trabalho na ouvidoria”, explica o coordenador.
PROMOJUD
O Programa de Modernização do Judiciário é uma iniciativa pioneira entre Tribunais brasileiros que consiste na captação de recursos junto a entidade financeira internacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São 35 milhões de dólares, sendo 28 milhões de dólares do BID e sete milhões como contrapartida do Governo do Ceará. A operação de crédito é uma parceria do TJCE e do Poder Executivo Estadual, aprovada pelo Senado e pelo Governo Federal.
O Promojud é dividido em duas frentes: “Governança e Gestão Judiciária” e “Transformação Digital”, sendo esta última o destino de 80% do aporte, com foco na inteligência artificial para melhorar a prestação de serviço aos usuários da Justiça.