TJCE conta com mais de 50 robôs e cinco programas de inteligência artificial auxiliando a prestação dos serviços
- 1450 Visualizações
- 11-12-2024
Para dar mais eficiência às rotinas de trabalho e aprimorar a prestação dos serviços ofertados à população, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) conta com o apoio de 57 robôs, sendo 50 na área judicial e 7 na administrativa. Essas ferramentas automatizam tarefas repetitivas e tornam o trabalho de magistrados(as) e servidores(as) mais ágil. A iniciativa é marco na modernização do Poder Judiciário, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais agilidade aos processos.
A 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza é uma das unidades judiciárias que utiliza a robotização para dar mais agilidade aos serviços. Nomeado de “Tempo Justo”, o robô faz a triagem dos processos com situação de regime fechado, agilizando a análise de deferimento de progressões. Assim, permite desburocratizar a mudança de regime prisional, tornando o procedimento mais eficiente e evitando atrasos. Quando a tarefa era feita manualmente, levava de 50 a 60 dias para a análise de deferimento. Atualmente, o trabalho é realizado em cerca de 30 dias.
O Judiciário estadual também conta com soluções em Inteligência Artificial (IA). São cinco programas que economizam tempo e recursos ao realizarem a gestão de acervo (Berna), transcrição de audiências (Talia), agrupamento de atos judiciais similares (Midas), geração de pré-minutas a partir de peças processuais (Sara) e predição de risco de revitimização em violência doméstica contra a mulher (Predição de Risco).
A ferramenta Sara, por exemplo, é utilizada de forma experimental na Área Cível para ler uma série de peças alimentadas no sistema e gerar um relatório com um resumo daquele conjunto de documentos. Essa IA foi desenvolvida no âmbito do programa Cientista Chefe, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). As outras quatro Inteligências foram criadas exclusivamente pela equipe do TJCE, em um trabalho que envolveu 18 profissionais.
No âmbito da robotização, 58 especialistas estiveram engajados na produção das ferramentas. Os robôs da Área Administrativa fazem parte do projeto “Otimização e Modernização”, enquanto os da Área Judiciária compõem o projeto “Robotização, Aprimoramento e Automação de Processos de Trabalho”, ambos do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), que integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE.
TJCE MOBILE
A atual versão do aplicativo da Justiça Estadual foi lançada em fevereiro deste ano e está disponível para download no celular, facilitando o acesso às informações e serviços de forma prática e rápida. Através da plataforma virtual, cidadãs e cidadãos têm acesso a diferentes serviços, entre eles, pedidos de autorização de viagem para crianças e adolescentes e informações sobre o acolhimento e os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica.
Em novembro foi incluída uma nova funcionalidade, que possibilita a verificação da situação de ações em tramitação no Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com o TJCE Mobile ainda é possível receber notificações do andamento processual via push ou WhatsApp, acionar a Central de Atendimento Judicial (CAJ) para a emissão de senhas processuais, bem como buscar unidades especializadas na Capital e no Interior. Clique AQUI para acessar o aplicativo.
HUB DIGITAL
As soluções tecnológicas encontram-se integradas no Hub Digital, disponível no Portal do TJCE. A plataforma, lançada em novembro deste ano, posiciona o Judiciário cearense na vanguarda da transformação digital. Com acesso simples e seguro, a iniciativa permite que os magistrados(as) e servidores(as) utilizem as ferramentas tecnológicas, tanto pela rede do Tribunal, quanto remotamente, por meio da VPN.