Conteúdo da Notícia

TJCE conclui projeto de comunicação visual que facilita deslocamento no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: TJCE conclui projeto de comunicação visual que facilita deslocamento no Fórum Clóvis Beviláqua

A última etapa do projeto de comunicação visual do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, foi entregue nesta terça-feira (26/01) com o objetivo de facilitar para os cidadãos que buscam serviços no local. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, visitou o prédio na companhia da diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, e do diretor-executivo da área administrativa do FCB, Pedro Sampaio.

“O nosso Fórum é o maior prédio da Justiça estadual, por isso as pessoas sentiam dificuldade em se localizar. Com essa nova comunicação visual implantada, ficou mais fácil para o cidadão encontrar os serviços que procura”, disse o presidente da Corte, que também esteve no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), ampliado de 12 para 25 salas.

O FCB foi dividido em quatro grandes setores identificados por cores – vermelho, azul, verde e amarelo – e os pisos estão classificados por níveis. Na entrada principal, após passar pela triagem, o visitante visualiza faixas adesivas indicativas no chão direcionando para cada um dos quatro setores, com a cor equivalente. Também foram disponibilizados, nas duas entradas, dois totens com informações para localização, além do totem eletrônico, em que o visitante digita a unidade que deseja ir e recebe a orientação de como chegar ao local indicado.

No posto de informações, são distribuídos cartões com a numeração da unidade procurada. Além disso, nos acessos de todas as rampas e escadas foram fixadas sinalizações na cor de cada setor com a indicação do respectivo nível. As salas também ganharam placas coloridas e numeração indicativa. A comerciante Auxiliadora Galvão Maia elogiou as mudanças. “Está excelente. Com as cores e os números disponíveis, a gente já segue direto”.

Essa é uma das iniciativas da atual Gestão do Fórum para oferecer atendimento mais humanizado aos usuários da Justiça. Os recursos para a implantação foram garantidos pelo Programa FCB 10, do TJCE, que destina verba para vários projetos e melhorias no edifício.

A juíza Ana Cristina ressaltou as vantagens do projeto. “Nós temos registros de várias dificuldades enfrentadas pelos usuários ao chegarem ao Fórum e, em especial, como localizar a unidade para a qual se dirige. Agora, com o conceito que foi criado e com a comunicação visual, isso está sendo mais fácil para qualquer nível de escolaridade e instrução porque a gente fez a divisão do prédio com cores, cada sala tem um número, e inclusive utilizamos essas faixas no piso, indicativas, que direcionam. Além disso, a pessoa recebe, quando ela busca o balcão de informações, a indicação do setor, a cor, o nível em que está localizado, então ela já leva uma pesquinha de para onde se dirige”.

Nos últimos dois anos foram instalados novos banheiros de uso público, bebedouros, ventiladores nos corredores, praças climatizadas, estações de carregamento de celular, máquinas de café e lanches e guarda volumes. O prédio também conta com sala ecumênica, espaço para amamentação e disponibiliza carinhos de bebê. Houve ainda investimento no paisagismo interno e promoção de ações culturais.

O FCB é o maior edifício do Judiciário cearense, com 75 mil metros quadrados de área onde funcionam 125 varas e dezenas de outras unidades administrativas da Justiça e de instituições parceiras, como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.

LOCALIZE-SE

Já funciona no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a ferramenta “Localize-se no FCB”, onde qualquer pessoa faz busca pela unidade e sabe a localização exata. Na plataforma, também é possível visualizar os mapas de todos os níveis e setores, além de acessar a lista de todas as unidades. Clique AQUI para acessar à ferramenta. Ou acesse no menu Institucional, Fórum Clóvis Beviláqua, Localize-se no FCB.

 

ESMEC GANHA NOVO EQUIPAMENTO DE CLIMATIZAÇÃO

Em seguida, o desembargador Washington Araújo se dirigiu à Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), onde inaugurou uma reforma promovida na sede da Instituição. “Neste espaço podemos receber exposições de arte e fotografia, confraternizações e apresentações artísticas”.

Para tornar o ambiente mais confortável e viável à realização de cursos e eventos, foi feita a instalação de novo equipamento de climatização do átrio da Esmec. Foi instalado ainda um guarda-corpo e um sistema anti-incêndio.

O diretor da Escola, desembargador Heráclito Vieira, também destacou a importância da obra porque permite melhor utilização do espaço para a convivência entre alunos, formadores e frequentadores do local.

Acompanhando a visita estiveram o futuro diretor da Escola, desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues; o futuro coordenador-geral, juiz Alexandre Santos Bezerra Sá; o superintendente da Área Administrativa do TJ, Luis Eduardo de Menezes Lima; e o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Moisés Costa.

Assista abaixo ao vídeo, ou no canal oficial do TJCE no Youtube.