TJ: inspeção é “bem-vinda”
- 813 Visualizações
- 01-09-2009
01 Set 2009 p. 11
O Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Ernani Barreira, disse ontem que, apesar do ?caráter de fiscalização? da visita do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é ?muito bem-vinda? a inspeção que o Órgão fará no Estado durante esta semana.
?Claro que implicará na identificação de imperfeições, mas aqui nós vemos de maneira positiva, para acelerar o passo do Judiciário. Todos nós estamos, ou devemos estar, dispostos a melhorar?, afirmou o presidente, após responder que, até agora, não recebeu reclamações ou demonstrações de desconforto por parte de colegas magistrados.
Questionado sobre a possibilidade de o CNJ detectar níveis insatisfatórios de eficiência em algumas unidades, causadas pela ?indisposição? de funcionários ? falha comumente apontada em denúncias da sociedade ?, Barreira disse que ?os tribunais são compostos por humanos, que cometem acertos e mazelas?.
Ele argumentou que a tarefa de julgar exige cuidados que, em determinadas situações, podem ser confundidas com morosidade. ?Claro que, aqui ou ali, não podemos negar que há aparentes desencontros, mas é porque julgar é um ato doloroso e desgastante, que envolve a personalidade do magistrado?, explicou.
O desembargador disse que, atualmente, a população cearense já tem motivos para comemorar, principalmente após a virtualização de todos os recursos enviados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo ele, um recurso especial que, antes, levava até dois anos para ser julgado, hoje demora apenas uma semana para ser apreciado. (HR)