Conteúdo da Notícia

Solenidade na Assembleia Legislativa celebra 200 anos de criação da Comarca do Crato

Solenidade na Assembleia Legislativa celebra 200 anos de criação da Comarca do Crato

Ouvir: Solenidade na Assembleia Legislativa celebra 200 anos de criação da Comarca do Crato

A Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, na manhã desta segunda-feira (27/06), solenidade em homenagem à Comarca do Crato, que completa 200 anos de criação hoje. Na ocasião, 12 pessoas receberam placas alusivas à data, entre elas os juízes José Batista Andrade, José Flávio Morais, Luís Sávio Bringel, Rômulo Holanda e Ângelo Bianco Vettorazzi, que atuam no município, além do juiz aposentado Manoel Martins.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Zé Ailton Brasil, que destacou a qualidade dos magistrados que atuam na prestação jurisdicional da Comarca. “Jovens juízes comprometidos com a agilidade e eficiência dos trabalhos jurisdicionais”, afirmou. O legislador também ressaltou a importância do Município na história do Estado. “Naquela época, só havia duas comarcas no Ceará: a de Fortaleza e a da cidade do Cariri”.
Presente à cerimônia, o juiz Renato Veloso, que responde pela 1ª Vara Criminal do Crato e é titular da 1ª Cível de Juazeiro do Norte, salientou que a solenidade marca o reconhecimento não só pela importância da cidade do Crato, mas pelo fato histórico da Comarca ser a unidade judiciária mais antiga do Interior do Estado.
HISTÓRIA
De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816. O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato. A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras.
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa