Sistema Eletrônico disponibilizado pelo TJCE agiliza abertura de novos processos administrativos
- 980 Visualizações
- 24-02-2025
Profissionais da área do Direito e a população de modo geral já podem utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está disponibilizando para abertura de novos processos administrativos. A ferramenta é mais simples e eficiente para o usuário externo.
O sistema, disponível desde 27 de janeiro, também é destinado a pessoas jurídicas que desejam abrir processos administrativos junto ao TJCE, para fins de recebimento de comunicações, acesso a documentos, assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos celebrados pela instituição.
Uma das funcionalidades do SEI é fazer o peticionamento eletrônico, permitindo que o usuário da Justiça protocole documentos, faça pedidos e acompanhe e consulte os processos sem precisar se deslocar ou enviar papéis. Basta acessar o SEI, preencher o formulário eletrônico e enviar sua solicitação.
VANTAGENS
O peticionamento eletrônico permite uma série de vantagens ao jurisdicionado, como a
praticidade de poder enviar solicitações de onde estiver, sem precisar se deslocar, e agilidade para poder acompanhar o andamento do pedido de forma rápida e eficiente. A funcionalidade também oferece mais segurança, pois os documentos são armazenados de forma segura no sistema, além da economia de tempo, que evita o deslocamento e o envio de documentos físicos.
O acesso do SEI é feito pela página oficial do TJCE clicando AQUI. Lá, os usuários devem previamente fazer um cadastro com login e senha para acessar o portal.
Para ajudar, o TJCE disponibilizou o Manual do Usuário Externo, que pode ser acessado AQUI.
SISTEMA
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é uma plataforma inovadora e gratuita, que simplifica a gestão de documentos e processos. A ferramenta destaca-se por sua usabilidade e eficácia comprovada no Conselho Nacional de Justiça em diversos tribunais no Brasil, permitindo a integração de processos entre outros órgãos, além de otimizar as tramitações de processos e uma gestão de documentos e a possibilidade de consultas e assinaturas de forma mais eficiente e ágil.