Sistema de Controle Interno do Poder Judiciário cearense realiza primeira reunião ordinária
- 977 Visualizações
- 01-02-2024
O Sistema de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta quinta-feira (1º/02), a primeira reunião ordinária com a presença de todos os representantes dos três níveis de controle da Administração. A criação do novo Sistema de Controle Interno do Judiciário estadual foi consolidada no final do ano passado com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Lei Estadual nº 18.561, de 6 de novembro de 2023.
O juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Sá, explicou o funcionamento e os objetivos do novo modelo. “O Sistema é dividido em três níveis de atuação. O primeiro é formado pelos núcleos de controle criados dentro de cada Secretaria do TJCE. O segundo, liderado pelo secretário-geral Administrativo do TJCE, Sérgio Mendes, faz a supervisão do primeiro nível e controla os atos de gestão da Administração. Finalmente, há o terceiro nível, de responsabilidade da Secretaria de Auditoria Interna, ligada à Presidência do Tribunal, com atribuições de avaliar de forma independente e objetiva os controles dos demais níveis e dialogar com os órgãos de controle externo, previstos constitucionalmente”.
Ele destacou que a ideia “pioneira do presidente, desembargador Abelardo Benevides Moraes, busca, em última instância, reforçar e aperfeiçoar os mecanismos de controle interno do Judiciário cearense, auxiliando na melhoria dos processos internos de trabalho para, ao final, entregar à sociedade uma prestação jurisdicional de qualidade e cada vez mais eficiente”.
EQUIPE
A Secretaria de Auditoria de Interna é comandada pelo juiz auxiliar da Presidência Alexandre Santos Bezerra Sá. A equipe é composta, ainda, pela secretária-adjunta Juliana Alencar Alves; pelo assistente de Apoio Técnico, Rômulo Pinheiro Ribeiro; e pelos gerentes auditores, Cinara Castelo Branco de Castro (Auditoria Contábil, Financeira e Orçamentária); Karla Caldas Borges (Tecnologia da Informação); Carlos André Melo Pontes (Bens, Serviços e Infraestrutura); e Lídia Maria Mendes dos Santos (Registros Funcionais Folha de Pagamento).
A segunda linha do Controle é formada pelo secretário-geral Administrativo do TJCE, Sérgio Mendes. Também pelos servidores (as) Marcelo Cysne Linhares de Alencar e Naiana Edilma Coelho de Freitas. Os servidores (as) Naiana Ribeiro de Lemos (Secretaria de Administração e Infraestrutura); Walter Caldas Marques (Secretaria de Finanças); Vanessa de Sousa Frutuoso (Secretaria de Tecnologia da Informação); Thaís Rodrigues Damasceno (Secretaria de Gestão de Pessoas); e Kelia da Silva Aires Aragão (Secretaria de Planejamento e Gestão); junto aos seus respectivos secretários (as), compõem a primeira linha de defesa.
As reuniões do Sistema de Controle Interno são realizadas mensalmente para constante troca de informações entre os núcleos e o aprimoramento das atividades de cada Secretaria do TJCE.