Simplicidade marca posse do juiz Djalma Teixeira como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará
- 4534 Visualizações
- 18-05-2023
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta quinta-feira (18/05), o mais novo integrante da Corte: o juiz de carreira Djalma Teixeira Benevides, titular do 8º Juizado Especial Criminal de Fortaleza. A cerimônia de posse ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e contou com a presença de 44 desembargadores, além de amigos e familiares do magistrado, que foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade.
Após a abertura dos trabalhos, foi prestado o compromisso de posse e, em seguida, realizada a assinatura do termo de juramento. O presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, responsável por conduzir a sessão, congratulou o novo colega. “Parabéns ao novo desembargador, Djalma Teixeira. Desejo muito sucesso em sua nova missão agora na Justiça de 2º Grau.”
Em nome do TJCE, coube ao desembargador Carlos Augusto Gomes Correia dar as boas-vindas. “Sei que, assim como eu, todos aqui reverenciam, sem qualquer reserva, a ascensão do nobre colega e amigo ao cargo de desembargador desta augusta Corte”.
O desembargador afirmou que o ingresso do colega é um grande reforço ao Poder Judiciário. “Passaram-se mais de 30 anos para se chegar a este momento. Entretanto, sei bem que não fora três décadas de espera, mas sim de uma longa batalha, da qual já se sabia, desde o início, quem seria o vencedor. Posso dizer com segurança que a conquista não é só sua. Este Tribunal que lhe acolhe também recebe de vossa excelência o regalo de ter em sua composição mais um membro de estimada categoria, que soma e engrandece esta Corte de Justiça. Mas, acima de tudo, ganha a sociedade do Estado do Ceará, a quem a força do nosso trabalho é de fato destinada”.
SIMPLICIDADE INTERIORANA
Em seu discurso, Djalma Teixeira destacou a importância de o Judiciário estar próximo da população. “Na minha saga interiorana, sempre busquei abrir as portas do fórum para todos. Especialmente, para os menos favorecidos, que passaram a ter voz e vez, pois eram recebidos pelo juiz e ouvidos nos seus lamentos. Muitas vezes, eram resolvidos os problemas sem precisar sequer da formalização de processo. Foi essa abertura que criou um elemento diferencial do nosso nome nas comarcas. Até hoje, nosso nome continua sendo lembrado e destacado naquelas unidades. Completamos 31 anos dedicados à atividade jurisdicional e temos orgulho de dizer que neste período sempre distribuímos Justiça”.
Feliz com suas origens, o desembargador exaltou sua trajetória e cidades que ele representa. “Tenho a honra de ser o primeiro desembargador da minha querida Itapipoca, a cidade dos três climas, que eu chamo carinhosamente de divina Itapipoca. Também tenho a honra dizer que a querida cidade de Boa Viagem ganhou um desembargador, pois fui guindado a filho da terra. A minha posse tem o símbolo de homenagear os sertões. O sertão de Mombaça, onde meu pai nasceu e viveu até os nove anos de idade. Os sertões de Itapipoca, onde vivi grande parte da minha vida, e finalmente os sertões da minha querida Boa Viagem. Pela primeira vez, um vaqueiro e sertanejo teve a honra de ostentar o título de juiz de Direito. Agora, o mesmo vaqueiro, amigo, decente e trabalhador, tem a honra de ocupar o destacado cargo de desembargador do Tribunal de Justiça. Agradeço a todos”, encerrou.
O magistrado integrará a 3ª Câmara de Direito Privado do TJCE, que tem como presidente a desembargadora Jane Ruth Maia de Queiroga. Também compõem o colegiado os desembargadores André Luiz de Souza Costa e José Lopes de Araújo Filho, além do juiz convocado Francisco Jaime Medeiros Neto e da juíza Adriana da Cruz Dantas. A Câmara reúne-se às quartas- feiras, a partir das 9 horas.
PRESENTES
Após o encerramento do Pleno, o novo desembargador cumprimentou os convidados. Participaram presencialmente da cerimônia o vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira Neto; a corregedor-geral da Justiça, desembargadora Maria Edna Martins, entre outros integrantes do Pleno; o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz José Hercy Ponte de Alencar; além de juízes e advogados.
PERFIL
Djalma Teixeira Benevides tem 59 anos e nasceu no município de Itapipoca, em 18 de abril de 1964. É casado com Fabiana Benevides e pai de duas filhas: Ana Thaís, com 30 anos, Ana Thercia, 27 anos, e avô de Yolanda, que tem cinco anos.
Ingressou na magistratura cearense em 31 de março de 1992. Assumiu como juiz substituto na Comarca de Bela Cruz, onde permaneceu por um ano e um mês, e respondeu pela Comarca de Acaraú. Em seguida foi promovido pelo critério de antiguidade para Comarca de Boa Viagem. Em junho de 2000 foi promovido, novamente por antiguidade, para Fortaleza, onde assumiu o 8º Juizado Especial Cível e Criminal, que depois passou a ser o 8º Juizado Especial Criminal.