Seu Lunga ganha ação contra cordelista
- 1215 Visualizações
- 11-05-2011
Fortaleza
11.05.11
A fama de zangado tem incomodado Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como seu Lunga. Na última segunda-feira, a Justiça acatou uma ação movida por ele e proibiu um cordelista de Juazeiro do Norte de utilizar a expressão ?seu Lunga? em suas publicações. Caso descumpra a determinação, Abraão Bezerra Batista terá de pagar multa diária de R$ 1.000.
O cordelista escreveu dois volumes intitulados As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo. ?Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra?, afirma o desembargador Francisco Sales Neto, relator do processo. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará.
Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de ?grosseirão dotado de incomum rudez?, conforme os autos do processo. Seu Lunga alega ainda que teve sua ?dignidade ferida? porque os atos atribuídos a ele não condizem com a realidade.
Em entrevista ao O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde ?menino novo?, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. ?Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado?, se queixou seu Lunga, na época.
Na noite de ontem, O POVO conversou, por telefone, com o cordelista Abraão Bezerra. Ele disse que vai acatar a decisão da Justiça. ?Mas eu lamento. Ao longo dos versos que escrevi, não destrato o seu Lunga. Faço é elogiar. Minha intenção foi dar publicidade a um caso folclórico da cidade de Juazeiro do Norte. O cordelista escreve sobre o cotidiano e seu Lunga é uma criatura real com respostas imprevisíveis?, argumenta.
A reportagem tentou entrar em contato com seu Lunga, mas os telefones não foram localizados.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
A fama de zangado fez de seu Lunga uma celebridade. O homem permeia o imaginário popular dos cearenses. O que muita gente não sabe é que essa fama incomoda seu Joaquim dos Santos Rodrigues, de 83 anos. Ele alega que tem sido alvo de chacotas.
Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br