Servidores do TJCE assistem à palestra sobre aspectos psicossociais e culturais da aposentadoria
- 864 Visualizações
- 25-11-2013
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do projeto “Valorização do Servidor”, da Secretaria de Gestão de Pessoas, promoveu, na tarde dessa sexta-feira (22/11), a palestra “Desmistificando a Aposentadoria: Reflexões sobre os Aspectos Psicossociais e Culturais”. O evento ocorreu no auditório da Corregedoria Geral da Justiça e teve como facilitadora Guirlanda Ponte, coordenadora do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).
Durante uma hora, a palestrante falou sobre os desafios da aposentadoria e reforçou que é necessário se planejar para essa nova etapa. “Planejamento é fundamental para garantir qualidade de vida no pós-aposentadoria. Devemos pensar qual atividade nos dá mais prazer, como e quando iremos executar nosso sonho. Pode ser um empreendimento, um hobby, um trabalho voluntário. Depende de cada pessoa”, destacou Guirlanda Ponte.
Também foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pelo PAI, que inclui atividades artísticas, educacionais, de esporte e lazer. A gravação, que contou exclusivamente com aposentados dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, participantes do programa, motivou os servidores.
O jornalista Luciberto Forte, da Assessoria de Comunicação, pretende se aposentar até o início de 2015, após 45 anos de serviço público. Ele disse que já vai começar a se programar para a nova fase. “Penso em me dedicar a três atividades que gosto: ler, escrever e praticar esporte”.
Quem tiver interesse em se planejar poderá participar do Programa Integrado de Preparação para a Aposentadoria (PIPA). Segundo Guirlanda Ponte, em 2014 serão abertas mais vagas para o curso, com duração de 120 horas/aula.
O projeto “Valorização do Servidor” também vai continuar promovendo ações de preparação para a aposentadoria. De acordo com o chefe do Serviço de Treinamento, Rômulo Justa, faz parte do Plano Estratégico 2010/1014 da Justiça estadual a valorização dos magistrados e servidores, com a realização de eventos de convivências, cursos e palestras.