Servidores do Judiciário concluem curso de brigada de incêndio e capacitação em atendimento pré-hospitalar
- 811 Visualizações
- 20-09-2024
Servidores(as) e demais colaboradores(as) da Comarca de Fortaleza participaram, na tarde desta sexta-feira (20/09), na Escola Superior da Magistratura (Esmec), do encerramento do curso de Brigada de Incêndio e da capacitação sobre “Ações em Emergências Pré-Hospitalares”. Ao todo, 314 alunos(as) concluíram os treinamentos, sendo sete pessoas surdas, demonstrando o compromisso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a inclusão.
Realizados por iniciativa da Assistência Militar, com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláquia (FCB) e da Seção de Capacitação (Secap), os treinamentos são “valorosos, pois o conhecimento adquirido por todos será muito importante para o ambiente de trabalho e para os demais lugares em que estiverem”, como afirmou o tenente-coronel Álvaro Júnior, assistente militar do Tribunal. Ele acrescentou que agora “vocês estão capacitados para socorrer, prevenir acidentes e ajudar pessoas em situação de pânico. Nós que representamos a Assistência Militar ficamos muito alegres e agradecidos com todos os envolvidos nessa iniciativa”.
Durante a solenidade, os novos brigadistas puderam celebrar o ciclo de atividades realizadas em 20h/a e o êxito nos resultados. No decorrer das aulas, foram combinados aspectos teóricos e práticos nas áreas de prevenção e controle de incêndios, primeiros socorros, suportes pré-hospitalares e ações de salvamento.
Já a capacitação sobre o atendimento pré-hospitalar foi realizada entre agosto de 2023 e maio 2024, totalizando 260h/a. Aline Freitas de Oliveira, enfermeira da Coordenadoria de Atenção à Saúde do TJCE e representante da turma, destacou o período de aprendizagem como “enriquecedor, pois se trata de uma atualização dos conhecimentos já adquiridos na graduação. Essas atualizações são importantes para que a gente possa estar preparada para todas as ocasiões de urgência e, assim, prestar o melhor atendimento”.
O sentimento é compartilhado pelo servidor Renan Martins, orador da equipe de novos brigadistas, que fez questão de agradecer a Presidência do TJCE e a Assistência Militar pela ação. “Somos muito gratos pela iniciativa e pelos serviços prestados. Cada ensinamento e prática, ao longo das semanas, foi de inestimável valor e ficará marcado. Nosso papel vai além de combater princípios de incêndio. Nós somos guardiões da segurança e do bem-estar de todos que frequentam este espaço”, garantiu.
ACESSIBILIDADE
Os treinamentos das novas brigadas ocorreram entre os meses de maio e julho deste ano, com 12 turmas formadas. Mais uma vez, o esforço contou com a participação de alunos(as) surdos(as), que tiveram o auxílio de intérpretes de libras. Rômulo Linhares da Rocha atua como digitalizador da Justiça estadual e falou sobre a experiência em nome dos demais colegas surdos(as). “Consegui aprender bastante, pois a turma estava toda integrada. O instrutor nos passou muitos ensinamentos que vou levar para a minha vida. Também fiquei muito grato por toda a inclusão realizada no curso”, comemorou.
As capacitações foram ministradas pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, por meio da 2ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital. Capacitador e profissional da reserva da Assistência Militar, o major Francisco Mendes disse que “a princípio, foi desafiador lidar com essa novidade. Mas, o TJCE possui uma equipe excelente que nos deu suporte no repasse dos conteúdos. Todos absorveram muito bem e, particularmente, eu fico muito agradecido e feliz pela conclusão dessa etapa. Nossa intenção sempre foi formar profissionais capacitados e multiplicadores dos conhecimentos”.
Na ocasião, o major Mendes ainda foi homenageado pelo empenho e compromisso com a aprendizagem efetiva dos estudantes e com o Corpo de Bombeiros.
Também participaram da solenidade a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda; a chefe da Secap, Thais Barbosa; o representante da Polícia Militar do Ceará, coronel Roger Sherman; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Cláudio Barreto de Sousa; o comandante do Corpo de Bombeiros da Capital, coronel Anderson Alves Viana; o chefe do Cerimonial da Casa Militar do Governo, tenente-coronel Alan César Bezerra de Menezes; e o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo George Girão da Silva.