Conteúdo da Notícia

Servidores do Interior concluem etapa presencial do curso de mediação e conciliação em Juazeiro

Servidores do Interior concluem etapa presencial do curso de mediação e conciliação em Juazeiro

Ouvir: Servidores do Interior concluem etapa presencial do curso de mediação e conciliação em Juazeiro

Servidores da região do Cariri e comarcas vizinhas concluíram, nesta sexta-feira (22/08), a etapa presencial do curso sobre mediação e conciliação, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O treinamento ocorreu no Fórum de Juazeiro do Norte (distante 493 km de Fortaleza).

Ao todo, 45 alunos participaram da aula presencial. Na ocasião, aprenderam a realizar sessão conciliatória e a preparar o ambiente físico adequado para as audiências. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira supervisionou os trabalhos.

Os servidores farão ainda estágio supervisionado, além de dez sessões de conciliação e mediação. Ao final, o Nupemec emitirá certificado aos que tiverem concluído todas as etapas, com aproveitamento satisfatório.

Aturam como instrutores do treinamento o juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Nupemec; os servidores Flávio Rodrigues, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, e Mário Fillipe Cardoso de Abreu, diretor do Núcleo. Os profissionais foram capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

REUNIÃO

Após o encerramento do curso, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e o juiz Carlos Garcia de Oliveira estiveram reunidos com magistrados das comarcas da região. Eles trataram sobre o cumprimento da Resolução nº 125/10 do CNJ, que institui a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, a disseminação dos métodos consensuais.

Além disso, debateram sobre os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação, programada para o período de 24 a 28 de novembro deste ano. Participaram do encontro os seguintes juízes: Leonardo Afonso Franco de Freitas (2ª Vara de Barbalha); Ana Carolina Montenegro Cavalcante (Jati); José Mauro Lima Feitosa (Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Juazeiro do Norte); Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos (auxiliar de Juazeiro do Norte); Rômulo Veras Holanda (Vara da Família e Sucessões de Crato); Ricardo Alexandre da Silva Costa (Juizado de Iguatu); Ângelo Bianco Vettorazzi (Juizado Especial do Crato); Juraci de Souza Santos Júnior (Jardim); Marcelino Emídio Maciel Filho (Araripe); Alexandre Santos Bezerra Sá (Aracati); Mateus Pereira Júnior (Caririaçu); Maria Lúcia Vieira (auxiliar de Juazeiro do Norte); Luís Sávio de Azevedo Bringel (3ª Vara Cível Juazeiro); e Renato Esmeraldo da Paz (3ª Vara de Barbalha).