Servidores do Fórum aprendem técnicas para aumentar a concentração e o bem-estar no trabalho
- 1504 Visualizações
- 22-05-2018
Servidores do Fórum Clóvis Beviláqua estão aprendendo a utilizar a técnica de meditação mindfulness (atenção plena) para se tornarem mais produtivos, reduzir o estresse e melhorar a saúde e o bem-estar físico e emocional. Promovido pela Seção de Capacitação do Fórum, o curso “Controle da ansiedade e bem-estar no trabalho” contemplou, inicialmente, servidores da Secretaria Judiciária de 1º Grau III. Foram ao todo seis encontros, de 50 minutos cada, durante os meses de abril e maio, sempre às sextas-feiras.
A diretora da Sejud III, Renata Sales de Castro, conta que o setor que gerencia é formado por uma equipe numerosa, com mais de 25 pessoas trabalhando em uma mesma sala. Em um ambiente assim, ela ressalta, é fundamental desenvolver tanto habilidades de atenção e concentração, quanto estimular a empatia e a atitude colaborativa, de modo que cada um avalie os efeitos de suas atitudes sobre o desempenho dos colegas e do grupo como um todo.
Com esse objetivo, ela procurou a Seção de Capacitação do Fórum, em busca de algum tipo de treinamento que auxiliasse os servidores a terem maior controle das emoções e a melhorarem as relações interpessoais, produzindo assim um ambiente de trabalho mais harmônico e saudável para todos.
O facilitador Áthila Campos propôs, então, o uso da meditação mindfulness, ferramenta que, apesar de ainda recente e não muito conhecida no Ceará e no Brasil, já é amplamente utilizada em outros países, inclusive em empresas e instituições públicas e privadas, como forma de ensinar as pessoas a mudarem hábitos mentais causadores de estresse e outras doenças emocionais, concentrando-se plenamente no presente.
Ele explica que diversos fatores, como o excesso de informações, as distrações tecnológicas, as cobranças no trabalho e na família, entre outros, produzem os estados de ansiedade, estresse e depressão. Para combatê-los, essa técnica promove tanto práticas formais, com exercícios de meditação e respiração, como também práticas informais, que podem ser realizadas em qualquer situação, durante as atividades diárias.
SERVIDORES ELOGIAM O CURSO
A recepção, segundo Renata Sales, foi extremamente positiva. Os servidores se mostraram, desde o início, interessados e curiosos em conhecer a técnica, tanto que, apesar de a participação ser voluntária, o curso teve a adesão integral da equipe. Ela conta ainda que, desde os primeiros encontros, já foi possível perceber melhorias no local de trabalho e os próprios participantes trouxeram relatos de como estão incorporando as práticas em seu cotidiano.
É o caso da servidora Ana Cristina Targino, que trabalha há mais de 20 anos no Fórum. Ela elogiou o curso, por ter proporcionado a oportunidade de entrar em contato com uma técnica moderna, que vem sendo debatida e aplicada no mundo todo, e disse já estar sentindo os efeitos positivos.
“Com a prática, percebi que tive mudanças no meu comportamento perante alguns fatos e problemas do dia a dia. Hoje, com certeza, sou uma pessoa diferente daquela antes do curso, uma pessoa melhor, mais centrada no trabalho, menos ansiosa. Pretendo continuar a praticar tudo o que nos foi apresentado, colocando como uma filosofia de vida”, afirmou.
Já Gilberto Teixeira, também servidor da Sejud III, ressaltou que o curso é inovador, proporcionando aos participantes um aprendizado novo “que servirá tanto para a melhoria da concentração no trabalho, como na diminuição do estresse, melhoria do sono, entre outros benefícios”.
De acordo com Adriana Albano, chefe da Seção de Capacitação, uma nova turma do curso já está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, desta vez com servidores da Secretaria Judiciária de 1º Grau II (Sejud II), e poderá, depois, ser expandido de forma a contemplar outros setores que manifestem interesse.