Servidoras da Justiça maranhense conhecem sistema de Secretaria Única de Varas em Fortaleza
- 1114 Visualizações
- 27-01-2017
Servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) visitaram, nesta semana, instalações da Secretaria Judiciária Única das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza. A finalidade foi conhecer o novo modelo, que concentra todos os serviços, deixando os gabinetes dos juízes com a produção jurídica.
Elas conversaram com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales, e com o secretário executivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, sobre o funcionamento da Secretaria.
De acordo com Hayla Castelo Branco, analista e assessora de administração da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão, a previsão é implantar ainda em 2017 o sistema nas Varas de Fazenda Pública de São Luís. “O objetivo da visita é conhecer o projeto de forma mais específica. Como foi planejado, estruturado e executado. Enfim, o conhecimento necessário para levar e adequar à nossa realidade”, explica.
Ainda de acordo com ela, a Secretaria Única possibilita maior celeridade nas respostas aos jurisdicionados. “Essa perspectiva de modernização, de pensar em mecanismos que possam dar maior vazão à demanda, como é o caso da Fazenda Pública, é fundamental”, avalia.
Isabel Fialho, diretora de Secretaria da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, afirmou que a visita proporcionou a obtenção de orientações válidas para o trabalho que a Justiça do Maranhão pretende desenvolver. “Vimos o que a gente pode levar para lá, o modo de monitoramento de produtividade, a divisão de tarefas dentro de uma mesma célula, para saber quem faz o que, como eles trabalham.”
Para o supervisor da Secretaria Única da Fazenda Pública de Fortaleza, Clávio Nunes, a visita de representantes de outro Tribunal de Justiça “significa que o sistema de Secretaria Única tem despertado o interesse em razão dos bons resultados”.
Em novembro de 2016, o setor já havia recebido a visita de dois magistrados do Maranhão, o juiz Carlos Veloso, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, e o auxiliar da Corregedoria, Gladison Luis Nascimento Cutrim, também com o objetivo de conhecer e tentar implantar o projeto no Maranhão.