Secretarias Judiciárias das Varas de Família movimentam mais de 240 mil processos em 2016
- 1122 Visualizações
- 23-01-2017
As Secretarias Judiciárias Únicas de 1º Grau de Jurisdição II e III, que atendem, respectivamente, da 1ª à 9ª e da 10ª à 18ª Varas de Família de Fortaleza, realizaram 242.527 movimentações processuais durante o ano de 2016.
Ainda segundo balanço realizado pelos setores, 22.632 processos transitaram em julgado e 35.641 foram arquivados definitivamente. Além disso, foram emitidos 158.602 documentos (alvarás, despachos, cartas, ofícios, arquivamentos, entre outros expedientes administrativos) e devolvidas 5.231 cartas precatórias.
De acordo com a coordenadora das Varas de Família, juíza Valeska Alves Rolim, “a ideia de criação das secretarias judiciárias, reservando-se aos gabinetes, de forma preponderante, as atividades concernentes à produção jurídica, foi excelente”. A magistrada acrescenta que os gabinetes e as secretarias devem permanecer sempre com servidores qualificados e em número suficiente ao cumprimento das várias tarefas, diante do número significativo de atos proferidos por cada unidade judiciária.
Com a criação das Secretarias Judiciárias, as atividades das Varas de Família ficam concentradas na área jurídica. Já os expedientes administrativos são de responsabilidade das secretarias. Dessa forma, os magistrados voltam-se para a atividade-fim, que corresponde à elaboração de despachos, decisões e sentenças.