Secretaria Judiciária de 2º Grau reduz em quase 20% o tempo de tramitação dos processos
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- 13-11-2024
A Secretaria Judiciária de 2º Grau (Sejud 2º Grau) reduziu em aproximadamente 20% o tempo de tramitação dos processos na unidade em um ano, saindo de uma média de 32,86 dias para 26,27 dias. Além disso, o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) registrou um aumento de 5,93 pontos percentuais, transformando os 102,28%, contabilizados entre janeiro e outubro de 2023, em 108,21% no mesmo período de 2024.
Os bons resultados alcançados entre 2023 e 2024 foram celebrados em uma tarde de homenagens aos servidores e servidoras que contribuíram para tais indicadores no “Integra Sejud 2”. O evento ocorreu nesta quarta-feira (13/11), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
“Os números mostram o que o empenho e o esforço de cada um conseguem produzir. A ideia é que, com o incremento de novas tecnologias, ferramentas e funcionalidades, a gente consiga avançar cada vez mais. Ano após ano, é muito bom juntar todo mundo em um dia como este”, afirmou o secretário judiciário de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Daniel Costa Teles.
O tempo de distribuição de processos também registrou uma queda significativa. Enquanto em outubro de 2023 a média era de 4,3 dias, atualmente é de apenas 1,4 dias. O secretário judiciário de 2º Grau avaliou que o desempenho é um dos reflexos das iniciativas feitas pela atual Gestão do TJCE em prol do bem-estar de servidoras e servidores. “O Tribunal está investindo na gente, trabalhando para que possamos ter saúde e qualidade de vida para entregar o que a sociedade precisa”, pontuou.
A solenidade contou ainda com bate-papo mediado pelo coordenador do Laboratório de Inovação (LabLuz), Welkey Costa, com o juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, que supervisiona a unidade, e a psicóloga Fabíola Menezes Bessa. A importância do diálogo, do propósito, da inovação e da gestão de mudanças e emoções estiveram entre os assuntos debatidos.
VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO
Durante o evento, servidoras e servidores que contribuíram com distinção para o alcance dos resultados foram homenageados. A escolha dos agraciados contou com a participação dos próprios colegas, colaboradoras e colaboradores da Sejud de 2º Grau.
A servidora Kilza Andrade de Melo, que atuou no Judiciário cearense por mais de três décadas, recebeu homenagem póstuma. “É uma forma da gente ver que o Tribunal reconhece a dedicação dela. Lembramos dela chegando em casa com muitas histórias que viveu aqui. Ela era muito satisfeita com o que fazia. Melhor seria se ela estivesse aqui, mas é muito bom que tenha sido escolhida mesmo não estando mais entre nós”, emocionou-se Arianny Andrade, filha de Kilzia, que estava acompanhada do pai, José Wildson Bezerra da Silva, e da irmã, Raiza Andrade de Melo Bezerra.
Além dela, foram evidenciadas as trajetórias das servidoras aposentadas Guilhermina Magnólia Correia Ferrer e Joana Araújo de Mesquita Gadelha, que contribuíram com a Justiça Estadual por 32 e 46 anos, respectivamente. “Levarei essa homenagem para sempre na minha vida. Tenho um sentimento de realização e orgulho pela jornada de trabalho que percorri”, declarou Joana.
Para a servidora Sulamita Melo de Almeida, homenageada que discursou representando os demais colegas, o “Integra Sejud 2” é um momento de comemoração de “conquistas, metas alcançadas e melhorias implementadas. Dentre tantos outros excelentes colaboradores, nossos colegas nos colocaram em papel de destaque, estamos honrados. Agradeço pelo reconhecimento em razão do nosso compromisso de servir com zelo ao Judiciário cearense e à sociedade. Que continuemos a realizar nossas atribuições com presteza e comprometimento”, disse.
O momento de valorização reconheceu ainda o desempenho da servidora Márcia Maria Braga Ribamar; do gestor do Núcleo de Execução de Expedientes, José Ziltamir Maciel Nogueira; e do estagiário Hugo Lima da Silva.
SEJUD 2º GRAU
A Sejud 2º Grau foi criada com o objetivo de promover maior eficiência à prestação jurisdicional por meio da concentração de expedientes. A unidade é responsável por atividades como digitalizar processos, realizar cálculos judiciais, tramitar processos cíveis e penais no âmbito do TJCE, emitir certidões, cadastrar e pagar peritos, enviar recursos aos tribunais superiores e secretariar sessões de julgamento dos órgãos colegiados.
Para propiciar um atendimento padronizado e acessível, em fevereiro deste ano, a Central de Atendimento Judicial (CAJ) passou a responder por todo o atendimento relacionado às demandas da Secretaria, exceto aqueles ligados aos plantões judiciários de 2º Grau. A medida está alinhada às metas do Plano Estratégico do Poder Judiciário do Ceará 2021-2030, na perspectiva “Sociedade e Beneficiários”. Para saber mais clique AQUI.