Secretaria de Tecnologia do TJCE capacita servidores em métrica de Software
- 735 Visualizações
- 20-04-2012
A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, nesta sexta-feira (20/04), certificados do curso “Análise porPonto de Função” para 21 servidores que atuam na área da informática. A capacitação dos profissionais é uma preocupação constante da Secretaria para otimizar os trabalhos.
O secretário de Tecnologia do TJCE, Dilthey Forte, disse que é estratégico para a atual administração do Judiciário cearense fomentar esse e outros tipos de conhecimento. “Análise porPonto de Função” é uma técnica para medir o tamanho do software e, a partir disso, estimar custos e prazos.
De acordo com Dilthey Forte, a medida é necessária para validar, com segurança,os orçamentos para desenvolvimento de sistemas.
Rafael Garcia Barbosa, gerente de projetos da Setin, foi um dos participantes da capacitação. Ele afirma que essa técnica é utilizada em todos os desenvolvimentos de sistemas da Secretaria, sendo inclusive recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Esse conhecimento permite maior controle do tempo para elaboração do sistema e quanto ele vai custar. Com isso, você tem a visão do que ou não fazer”, explicou.
O curso foi disponibilizado em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal, por meio do Serviço de Treinamento, e com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP/CE), a quem o secretário fez agradecimento. As aulas ocorreram em horário extraordinário, de 5 a 9 e de 27 a 29 de março último.
A entrega dos certificados foi feita pela diretora do Departamento de Informática, Mônica Nepomuceno. A chefe do Serviço de Treinamento, Jacqueline Lima Alves, também esteve presente.