Sarau promovido por juízes e servidores homenageia escritora Cecília Meireles
- 1262 Visualizações
- 12-12-2018
O “Sarau Beviláqua”, iniciativa de juízes e servidores das Varas de Execução Penal de Fortaleza, chegou, este mês, à sua terceira edição. O tema escolhido para o encontro de dezembro, ocorrido na última sexta-feira (07/12), foi uma homenagem aos 117 anos de nascimento da escritora Cecília Meireles.
Com uma programação composta de palestras, debates, leituras, exibição de vídeos e músicas, o encontro é um incentivo para os participantes apresentarem suas impressões pessoais acerca das obras e compartilharem saberes e experiências sobre temas diversos, a partir de uma reflexão sobre conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos.
O objetivo é, assim, valorizar o conhecimento, ampliar a formação intelectual e cultural e desenvolver a sensibilidade artística de cada um, ao mesmo tempo que fortalece as relações interpessoais.
Para o supervisor da 2ª Vara de Execução Penal e um dos idealizadores do projeto, Adalberto dos Santos, esse propósito tem sido alcançado. Ele destaca que o sarau tem possibilitado o contato com várias formas de artes, tanto presencialmente (nos encontros) quanto pela interação vivenciada nas redes sociais do projeto (há um grupo no WhatsApp e um perfil no Instagram, @sarau.bevilaqua).
“É uma experiência gratificante e tem sido um acontecimento de enorme importância para as relações sociais e o aperfeiçoamento pessoal. Estamos permanentemente conhecendo sobre arte e cultura, e de forma muito generosa, já que todos participam e contribuem para enriquecer cada momento, que é ao mesmo tempo um lazer e uma aprendizagem”, afirma.
Nos dois encontros anteriores, foram abordados, respectivamente, os 30 anos da Constituição Federal e o Dia Nacional da Poesia, com homenagens aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.
O próximo já está definido e acontecerá em fevereiro, trazendo o tema da Semana de Arte Moderna de 1922. Dessa vez, a programação será semanal e irá acontecer em dois locais, no Fórum Clóvis Beviláqua e na Casa José de Alencar.
O evento conta com a participação de juízes, servidores e estagiários das Varas de Execução Penal, além de convidados, mas estão previstas também atividades abertas ao público.